sábado, 24 de abril de 2010

Os Vampiros de Zeca Afonso


Zeca Afonso foi um notável compositor de música de intervenção, durante um dos mais conturbados períodos da história recente portuguesa. Como compositor, soube conciliar de forma notável a música popular e os temas tradicionais com a palavra de protesto.Em 1987, José Afonso deixou-nos, vítima de doença incurável. Além de ser, juntamente com Adriano Correia de Oliveira, um dos mentores da canção de intervenção em Portugal e um baladeiro/compositor notável, soube conciliar a música popular portuguesa e os temas tradicionais com a palavra de protesto, Zeca trilhou, desde sempre, um percurso de coerência. Na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo de Salazar, na denúncia dos oportunistas, dos "vampiros".

2 comentários:

Anónimo disse...

Este senhor foi um grande Homem. São personalidades de força como o Zeca Afonso que ainda me fazem acreditar que o país pode ser melhor. Achei muito importante "posterem" este video e os que estão para trás sobre a Liberdade e o valor simbólico ela tem. Custou muito a ganhá-la. Espero que os jovens que aí vêm saibam valorizá-la e usá-la para um Portugal melhor.
Um beijinho de parabéns pelo blog

Ana

Professora Bibliotecária disse...

Ana

Ficam aqui o meu agradecimento pelas palavras amigas enviadas para o Blog e sobretudo por reconhecer no Zeca Afonso, tal como eu, o seu extraordinário valor como cidadão interventivo na sociedade de então,particularmente enquanto compositor e cantor. A sua obra é realmente, de uma enorme riqueza e é intemporal. Para todo o sempre, o Zeca estará no nosso coração e terá na História Social e Musical do nosso País um lugar muito, muito Especial.

A Professora Bibliotecária

Ana Maria Palma