Zeca Afonso e a revolução do 25 de abril de 1974



Comemorar a revolução do 25 de abril de 1974 também é recordar e valorizar o nosso querido compositor Zeca Afonso.

Zeca Afonso foi um notável compositor de música de intervenção, durante um dos mais conturbados períodos da história recente portuguesa.
Como compositor, soube conciliar de forma notável a música popular e os temas tradicionais com a palavra de protesto.Em 1987, José Afonso deixou-nos, vítima de doença incurável. Além de ser, juntamente com Adriano Correia de Oliveira, um dos mentores da canção de intervenção em Portugal e um baladeiro/compositor notável, soube conciliar a música popular portuguesa e os temas tradicionais com a palavra de protesto, Zeca trilhou, desde sempre, um percurso de coerência. Na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo de Salazar, na denúncia dos oportunistas, dos "vampiros".



Comemoração da Revolução dos Cravos...



Em 2012 um pouco por todo o Portugal, comemora-se com inúmeras festas, eventos e atividades o 38º aniversário do 25 de abril. Este refere-se a um período da história de Portugal resultante de um golpe de Estado militar, ocorrido a 25 de Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo e que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático.

Revolução dos Cravos deve-se ao facto de que em vez de balas, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!
Mais informações: O DIA DA LIBERDADE

E se queres conhecer uma bonita história sobre o 25 de Abril então lê livro "O tesouro" de Manuel António Pina que está disponível na Biblioteca Digital do PNL.

Boa leitura!

Vencedores do Desafio de Língua Portuguesa

Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore



"Os Fantásticos Livros Voadores", pequeno filme de animação que nos faz imaginar, sorrir, voar,... e lembrar o quanto a escrita e a leitura podem ser verdadeiros companheiros inseparáveis da nossa vida. Venham as tempestades que vierem, se tivermos o livro como Amigo, ele estará sempre ao nosso lado.

Feliz dia do livro!

Comemoração do Dia Mundial do Livro


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.

Festeje este dia comprando um livro e junte-o ao grupo dos seus grandes AMIGOS!...

CNL-Fase Distrital de Faro-2012.wmv



Os nossos queridos alunos Beatriz Martins, Catarina Gonçalves e Rodrigo Sequeira participaram, no passado dia 18 de abril, na fase distrital de Faro, do Concurso Nacional de Leitura. Não ganharam mas merecem na mesma, o nosso sincero elogio. Para o ano lá estarão outra vez e quem sabe até, para ser algum ou alguns dos vencedores, não desistam! estamos aqui para vos incentivar e apoiar.

Viva, acima de tudo, a Leitura e quem faz dela uma Amiga!

Escrita Criativa


Os alunos da turma K, do 3º e 4º ano, da EB1/JI de Vale Judeu depois da visita do escritor João Manuel Ribeiro responderam ao convite deste autor e experimentaram brincar com as rimas, a partir do ponto de partida, eu tenho...

Parabéns! as vossas quadras ficaram muito bem e até tiveram direito à sua publicação neste livro virtual, divirtam-se a lê-lo!

O Casamento da Gata...


A Turma M do 1º e do 2 ano, da EB1/JI de Vale Silves fizeram no âmbito da Semana da Leitura um divertido teatro de fantoches depois de terem ouvido e explorado a história " O Casamento da Gata", da escritora Luísa Ducla Soares.

Parabéns meus Amigos!


Partilha do Jardim de Infância de Vale Silves



Aqui vai mais uma tividade desenvolvida no Jardim de Infância de Vale Silves, no âmbito da Semana da Leitura e da abordagem à Cooperação e à Solidariedade.

Depois do conto da história do dinossáurio Belisário que tinha muito mau feitio, vejam só o que ele fez aos amigos...

Soprou com força e as vacas voaram (Cristiano).
Ficaram com a cauda a pegar fogo (Tiago).
Meteu os gatos dentro de malas (Andria) e ficaram com o rabo de fora (Beatriz).
Alguns gatos voaram com o vento que ele fez (Mariana).
Colou peixes no telhado (Afonso).
Calçou sapatos aos pássaros (Pedro).
Os pássaros cantores foram para os elevadores (Afonso Brito).
Ninguém queria brincar com ele e fizeram uma manifestação: Abaixo o rei!
Abracadabra…fez-se magia
Caíram as cuecas ao dinossáurio que se escondeu no armário.(Tiago)
Ficou cheio de vergonha e de cara vermelha (Tiago).
Nunca mais saíu do armário...dizia que era o presidente do armário.
Todos os amigos voltaram a brincar sem o Belisário amuado e solitário.

Vamos tentar ser solidários e compreensivos com o Belisário e inventar uma forma de tirá-lo do armário, desde que ele prometa brincar com os amigos sem fazer grandes disparates.

Aguardem notícias nossas!

Todos no Sofá...




Os nossos amiguinhos mais novos do Jardim de Infância de Vale Silves gostam muito de ouvir histórias e de desenhar sobre elas. Estas fotos são o resultado de um trabalho de leitura e desenho "a pares", a partir do livro "Todos no Sofá".

Parabéns! ficaram muito bonitos.