Teatro de Marionetas "Reciclarte"

Os alunos do 5º A, orientados pelas professoras Sónia Fernandes e Annette Cebola, apresentaram na nossa BE um teatro de marionetas, aos pequeninos do jardim de Infância da Patã e ao 1º ciclo da EBI de Boliqueime. As marionetas por si construidas, a partir de materiais recicláveis, estavam muito bonitas e a história "Como se faz o cor-de-laranja" também, parabéns!

Concurso de Leitura Oral Expressiva


O Departamento das Línguas promoveu, conjuntamente com a BE, no passado dia 22 de maio, um Concurso de Leitura Oral Expressiva em Língua Portuguesa, Inglesa, Francesa, Espanhola e em Português Língua Não Materna. A adesão dos alunos foi enorme. Parabéns aos vencedores e um grande bem haja para todos os colaboradores e organizadores desta atividade. Viva a Leitura Oral Expressiva!

Reconto escrito do filme "Os fantásticos livros voadores do Senhor Lessmore"

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore” (2011) foi o vencedor do Oscar 2012 de Curta-Metragem de Animação. É um filme de animação mudo que conta uma história simples.Uma animação profundamente sensível da vida que os livros ganham e carregam. Vida e leitura andam juntos, atravessando a existência daqueles que lidam com eles, que os deixam pousar em si mesmos e que lhes dão vida, seja pela leitura ou pela escrita.

Na nossa biblioteca escolar vimos, com muita atenção e prazer, este fantástico filme. Depois, algumas das turmas dos 4º anos fizeram o seu reconto escrito.  A sua capacidade de atenção e de memorização foi posta à prova, bem como, as suas competências ao nível da escrita. No final foi interessante ler e comparar a leitura que cada um fez da história que viu e a forma como esta inspirou a sua escrita.

Esta atividade vai dar ainda  origem a outros  trabalhos pois este filme é, sem dúvida, uma excelente fonte de inspiração. Aguardemos... Até lá, aconselhamos a sua visualização e partilhamos algumas das fotos que foram tiradas na BE, no decorrer da atividade de reconto escrito.


Concurso de Leitura Oral Expressiva

Dias Europeus do Sol





Semana oficial do Sol em Portugal: de 1 a 13 de maio de 2012

O Projecto Dias Europeus do Sol tem o objectivo de promover pela Europa o uso do sol como fonte de energia significativa.

Os primeiros Dias Europeus do Sol foram celebrados na semana de 16 de Maio de 2008 contando com mais de 4.000 eventos em 13 países Europeus. O projecto, coordenado pela
ESTIF – European Solar Thermal Industry Federation, juntamente com a cooperação da EPIA – European Photovoltaic Industry Association é apoiado por mais de 20 organizações a nível Nacional e Europeu e junta pela Europa alguns dos maiores actores do mercado dos sectores solar térmico e fotovoltaico.

Em Portugal, a
APISOLAR - Associação Portuguesa de Indústria Solar é a entidade organizadora oficial. Tem como função coordenar todos os eventos associados ao projecto, sendo responsável por angariar outros eventos que decorrem por todo o país. Contribui, através da sua divulgação e fornecimento de material de comunicação junto das instituições promotoras dos eventos e da comunidade.

TOP 25 dos Leitores + da BE

Tempo para um pequeno balanço...

Espreitando as listagens do nosso Módulo de Circulação e Empréstimo verificamos que os nossos melhores leitores, desde o início do atual ano letivo, foram os seguintes:


PARABÉNS!