Concurso Nacional de Leitura 2013




Os nossos queridos alunos, Beatriz Botelho de Brito, João Francisco Sousa e Ricardo Palminha Dias participaram, no passado dia 13 de março, na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu no Cine-Teatro de S. Brás de Alportel.Na prova escrita deste concurso participaram 123 concorrentes, de todas as escolas do Algarve, para apurar cinco finalistas. Apesar dos nossos alunos não terem sido apurados, merecem na mesma, o nosso sincero elogio por terem querido viver esta experiência e por gostarem tanto de ler.

Meus Amigos, para o ano há mais... e o CNL conta com a vossa participação!
Não desistam! Estamos aqui para vos incentivar e apoiar.
Viva, acima de tudo, a Leitura e quem faz dela uma Amiga!

Parabéns também, aos justos vencedores desta fase do Concurso Nacional de Leitura, Inês Oliveira, da Escola Carlos da Maia (Olhão) e Joaquim Ventosa, da Escola Secundária de Loulé, nas categorias de 3.º Ciclo e Secundário. Os segundo e terceiro lugares (suplentes) de ambas as categorias foram atribuídos a Jorge Filipe Barbas, do CIV e a Ana Filipa Cavaco, da EB 2,3 Santo António (Faro); a Raquel Silva, da Escola Jorge Augusto Cabreira (Tavira) e a Mariana Brazão, da Escola Secundária de Albufeira.


Encontro de autor com a Escritora Luísa Ducla Soares



        No passado dia 6 de março recebemos na nossa biblioteca, a visita da simpática e talentosa escritora, Luísa Ducla Soares. Foi uma manhã de festa, de convívio e de partilha. Os escritores, os livros, a leitura, a escrita e as expressões artísticas foram valorizados(as, como tanto merecem! Particularmente, a nossa querida escritora, Luísa Ducla Soares, cuja vasta obra (128 livros), faz parte do universo literário de todos nós, especialmente das nossas crianças e jovens. 
       Esta visita foi organizada com muito carinho, o que permitiu aos professores e alunos prepararem alguns trabalhos sobre a obra desta escritora, os quais foram sendo apresentados ao longo das sessões. Do mesmo modo, a escritora brindou as crianças com leituras e explicações sobre os seus escritos, convidou-as a dramatizarem a história, "O Coelhinho Afonso" e respondeu, animadamente, às questões por elas colocadas. 

       Foi, sem dúvida, uma manhã maravilhosa, que ficará na memória e no coração de todos nós.   Obrigada Luísa!!!!!!    

       O nosso agradecimento também, ao Grupo Leya,  mais especificamente, à Texto Editora por nos ter ajudado a realizar o sonho de ter na nossa BE, a nossa querida escritora, Luísa Ducla Soares e ainda à direção do agrupamento, professores, alunos, pais e encarregados de educação, que de uma forma, ou de outra, contribuiram para o sucesso desta atividade.       
 
Obrigada a Todos !!!!!!!


Dia Internacional da Mulher

A BE deseja, 
a todas as mulheres, 
um dia muito feliz !

Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de Março.

História do Dia da Mulher

A data foi celebrada pela primeira vez a 19 de Março de 1911 na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Desde esse ano, o dia tem vindo a ser comemorado em vários países, de forma a reconhecer a importância e contributo da mulher na sociedade.
Outro dos objetivos do Dia Internacional da Mulher é recordar as conquistas das mulheres e a luta contra o preconceito, seja racial, sexual, político, cultural, linguístico ou económico.
Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

História "O Fantasma Ernesto"

Os nossos amigos, alunos e professores da Educação Especial, da EB de Boliqueime  fizeram esta bonita história que aqui partilhamos.

Muito obrigada e parabéns!

Encontro de Autor na BE

Música, dança e afetos na BE



Na continuidade da Semana dos Afetos e no âmbito dos Projetos e Parcerias da Biblioteca Escolar "Lídia Jorge" com a comunidade local, mais especificamente com o Lar da Sta. Casa da Misericórdia de Boliqueime, foi desenvolvida mais uma atividade de convívio, a qual procurou promover a educação para os afetos, a leitura e as expressões artísticas. Foi, sem dúvida, uma tarde de convívio cultural e de afetos muito bonita, junto dos amigos mais velhos, de quem gostamos tanto.

Um especial agradecimento aos alunos e professores  dos Clubes de Música e Dança da EB de Boliqueime, pela música e dança apresentadas e à encarregada de educação, Anabela Canelas, por ter emprestado os lindos fatos das dançarinas.

MUITO OBRIGADA!!!!!