sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Educação Literária "Corre, corre cabacinha"

A turma do 1.º Ano, da Professora Isabel, esteve na BE a ler e a trabalhar a história "Corre, corre cabacinha" de Alice Vieira.

Educação Literária "Poemas da Mentira e da Verdade"

Esta semana trabalhámos a obra "Poemas da mentira e da verdade" de Luísa Ducla Soares com as turmas do 3.º e 4.º anos. Fizemos o nosso Abecedário maluco. Vejam bem como ficou...

ABECEDÁRIO MALUCO da Turma do 4º ano


A é a Andreia que quer boleia;
B é o Bernardo que viu um leopardo;
C é a Carolina que come tangerina;
D é a Diana que come banana;
E é Elisa que mete a cara na pizza;
F é o Francisco que canta como um pisco;
G é o Gonçalo que canta como um galo;
H é a Helena que tem uma pena;
I é a Inês que fala chinês;
J é o João a galope num cão;
L é a Leonor que cheira uma flor;
M é o Mário que faz xixi num aquário;
N é o Nuno que é um gatuno;
O é a Olga que adora a osga;
P é o Paulo que viu o cavalo;
Q é a Quica que comeu uma mica;
R é o Rodrigo que tem trigo;
S é a Sofia que tem uma irmã chamada Bia;

T é o Tiago que saltou para um lago;
U é o Urbino que faz o pino;
V é a Violeta que namora com uma caneta;
X é o Xavier que come sem colher;

Z é o Zezinho que já é padrinho. 

Educação Literária: O Elefante cor de rosa

Esta semana a turma do 2º Ano, do Professor Jorge Plácido, trabalhou a história "O elefante cor de rosa" de Luísa Dacosta.
A história desenrola-se em torno de um pequeno elefante cor-de-rosa, que é a cor dos sonhos das crianças, e fala-nos, num primeiro momento, do "mundo amável" em que ele vivia, juntamente com outros elefantes cor- -de-rosa. Era um mundo de paz e de alegria, onde não havia sofrimento. Confrontado, num segundo momento, com a morte inesperada deste seu mundo, o elefante vê-se obrigado a partir e acaba por ir viver para a imaginação de uma criança! Uma história de sonho e fantasia, que aborda, porém, ainda que de forma magistralmente subtil, valores tão importantes como a amizade, a solidariedade e a entreajuda.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Auditoria Ambiental na nossa escola

No âmbito do Programa Eco - Escolas, foi realizada uma Auditoria Ambiental à escola, durante o mês de outubro. A Auditoria Ambiental visa não só um diagnóstico e levantamento de problemas a resolver, como também sugerir atividades ou áreas de intervenção prioritárias na escola, e ainda evidenciar os progressos obtidos. A escola obteve bons resultados nas áreas da água, resíduos, energia e gestão ambiental. São áreas amplamente trabalhadas em anos anteriores. Pela primeira vez este ano a Auditoria Ambiental contemplou as áreas do mar, floresta, agricultura biológica e alimentação.

Eco- escolas: Uma pessoa faz a diferença!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Segurança na Internet: O que farias?


A Biblioteca Escolar lança todas as semanas um desafio relativo a questões de Segurança na Internet. Esta semana o desafio é o seguinte:


Medição do nível sonoro na BE

Em parceria com a disciplina de Físico-Química, a Biblioteca Escolar Lídia Jorge vai proceder à medição do nível sonoro na BE. Fiquem atentos.... e silêncio!!!!

Treino do uso do Dicionário

Esta semana, com as turmas do 1º ciclo, treinámos o uso do Dicionário. Para uma correta utilização do dicionário, convém que domines a ordem alfabética, o significado das abreviaturas nele utilizadas e a forma como a informação está estruturada.
Cada página do dicionário tem, na parte superior, duas palavras ou apenas parte delas: a da esquerda é, ou inicia a primeira palavra; a da direita é, ou inicia a última. Consulta toda a informação aqui


CNL já temos finalistas



Decorreu no passado dia 15 de janeiro, na BE Lídia Jorge, a final do Concurso Nacional de Leitura. A qualidade dos participantes dificultou muito o trabalho dos membros do júri.

Venceram a prova os alunos: Ana Carlos (7ºA), Rafael Francisco (7ºA) e Lorena Machado (7ºB).

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Final do Concurso Nacional de Leitura

Na próxima quarta-feira, dia 15 de janeiro, pelas 14.00h, realiza-se a Final do Concurso Nacional de Leitura, fase de escola, na Biblioteca Escolar Lídia Jorge. Contamos com os alunos inscritos e os seus apoiantes. Até lá...

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Atividades do Projeto Eco-escolas

No âmbito do Projeto Eco-escolas, a nossa escola está inscrita nas seguintes atividades:
     
      - Vela por Óleo, que visa incentivar o hábito de valorização dos óleos alimentares usados. São fornecidos à escola equipamentos de recolha e ainda uma máquina para fazer velas a partir de óleos alimentares usados;

- Recolha de tinteiros: recolha e valorização de tinteiros e toneres em benefício da escola.

- Todos os aparelhos elétricos /eletrónicos que já não utiliza e as pilhas usadas são recolhidas na escola. Devem ser colocados no “Depositrão” que existe na nossa escola.


- A escola continua a participar na Campanha “Papel por Alimentos”. Por cada tonelada de papel recolhido (papel usado, jornais, revistas) o Banco Alimentar recebe 100 euros, que depois distribui em alimentos às entidades que apoia (Centro Comunitário de Vale Silves).



Por favor, coloque os seus jornais ou revistas no átrio da escola (em frente ao PBX).

Educação Literária: O Beijo da palavrinha

Depois de ouvirmos a história  O Beijo da palavrinha, de Mia Couto, procurámos palavras da família de MAR, numa atividade de escrita criativa intitulada A LETRA IMPOSTA.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Eusébio, o rei da bola.

Eusébio da Silva Ferreira, antigo futebolista do Benfica e da seleção nacional, morreu na madrugada de domingo, 6 de janeiro de 2014, em Lisboa. Mas, como os heróis não morrem, ficarão para sempre o exemplo, as imagens, os testemunhos e um conjunto de leituras que o tornarão imortal para os mais velhos e os mais novos.
Obrigada, rei Eusébio.