30 de maio foi o Dia sem ruído

video
No âmbito do Projeto Eco-escolas e em parceria com a disciplina de Físico-Química, comemorámos o Dia sem ruído. O objetivo era sensibilizar a nossa comunidade educativa para baixar os níveis de ruído existentes no espaço escolar. Todos quiseram saber que idade auditiva tinham. Ficou provado, pelos testes auditivos que fizemos, que  começamos a perder a nossa audição quando atingimos a idade de 30 a 40 anos. A perda auditiva em relação à idade é chamada de Presbiacusia e a maioria das pessoas com esse problema experimenta, primeiramente, um declínio na capacidade de ouvir as frequências mais altas dos sons. Podem experimentar a fazer o teste aqui.

Encontro com o escritor Pedro Seromenho

video.
O escritor Pedro Seromenho visitou a BE Lídia Jorge. Uma atividade que contou com o apoio do SABE, da Biblioteca Municipal de Loulé. Foi um momento mágico!!!! Obrigada, Pedro.

Visita dos alunos de Vale Silves à BE Lídia Jorge

No dia 16 de maio recebemos a visita dos alunos do 4º ano da escola de Vale Silves. Cá vos esperamos no próximo ano letivo.

30 de maio Dia sem ruído


As células do ouvido humano vão-se degenerando ao longo da vida de uma pessoa. Todos nós começamos a perder a nossa audição quando atingimos a idade de 30 a 40 anos. A perda auditiva em relação à idade é chamada de Presbiacusia e a maioria das pessoas com esse problema experimenta, primeiramente, um declínio na capacidade de ouvir as frequências mais altas dos sons.


Venha testar a sua capacidade de audição na Biblioteca Escolar – dia 30 de maio

Dia 9 de maio é dia da Europa

"Dia 9 de maio de 1950, pelas 16h00, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou, no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay, em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituíam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Por se considerar que esse dia foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, decidiram consagrar o dia 9 de maio como Dia da Europa."

Roupas usadas não estão acabadas

Concurso inter-turmas “Roupas usadas não estão acabadas”

Participa com a tua turma na recolha de roupa, calçado, brinquedos e material escolar em bom estado! A turma que recolher um maior peso receberá um prémio!

O material recolhido deverá ser entregue no PBX ou no GAS, com a identificação da turma até ao dia 29 de Maio.


A turma vencedora será anunciada no dia 5 de junho (Dia Mundial do Ambiente).

Concurso de fotografia sobre Biodiversidade

Gostas de tirar fotografias? Então, este concurso é para ti….
Tens uma fotografia de um animal ou de uma planta típica do Algarve? Para concorreres basta enviares a tua fotografia (cada concorrente apenas pode participar com uma fotografia) para o email da professora Paula Jorge (paulajorge@aedpacheco.edu.pt). O concurso é aberto a todos os alunos, professores e funcionários. Todas as fotografias deverão ser enviadas até ao dia 29 de Maio. O vencedor será anunciado no dia 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente).
Participa!

Final Distrital do CNL em Silves

Os nossos alunos Ana Carlos, 7ºA, Rafael Francisco, 7ºA e Lorena Machado, 7ºB, estiveram presentes na Final distrital do Concurso Nacional de Leitura, em Silves, no passado dia 5 de maio. Apesar de não terem passado à fase Nacional, valeu a experiência. Até para o ano, meninos... contamos convosco no próximo CNL e parabéns.

Semana dos media - de 3 a 9 de maio

Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4, tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?
Dá a tua opinião, no painel que se encontra na BE.