Bruxa visita a BE Lídia Jorge

Esta semana tivemos a visita de uma bruxa. Contou-nos a história da Bruxa Mimi e das suas aventuras com o gato Rogério. 






HALLOWEEN OU PÃO-POR-DEUS?


Em Portugal, no dia 1 de novembro, no dia de Todos os Santos, existe uma tradição chamada "Pão por Deus" ou "Dia dos Bolinhos", em que as crianças, de manhã bem cedinho, saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus" e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, que colocam dentro dos seus sacos de pano.
Esta tradição teve origem em Lisboa em 1756, um ano depois do terramoto que destruiu Lisboa e no qual morreram milhares de pessoas. Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso, de forma espontânea, no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a solenidade do dia para desencadear, por toda a cidade, um peditório, com a intenção de minorar a situação paupérrima em que ficaram.
As pessoas percorriam a cidade, batiam às portas e pediam que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse pão, dizendo "Pão por Deus".

Esta tradição perpetuou-se no tempo, sempre comemorada neste dia, e tendo-se propagado gradualmente a todo o país.

Clube de música apresenta sessão inspirada no Halloween

O Clube de Música da nossa escola, dirigido pela Professora Filomena Pires, esteve na Biblioteca a apresentar uma sessão inspirada no Halloween.
Tocaram um excerto da obra Sonho de uma noite de Sabá de Hector Berlioz e uma dança inspirada na música Calling all the monsters



Exposição de Vassouras de Halloween

Começaram a chegar Bruxinhas à nossa Biblioteca Escolar. Visita a exposição das suas vassouras e vota na tua preferida. Participa!

Educação Literária - Histórias com recadinho

Os alunos do 4.º ano trabalharam a obra História com recadinho de Luísa Dacosta.
É uma história em torno de uma bruxinha diferente que decide fugir do reino das bruxas - um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas» - para o mundo dos homens, a fim de «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». No entanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo difícil, cheio de ideias  "preconcebidas".
Começámos por fazer um livro miniatura de recadinhos para quando necessitamos de ajuda da nossa bruxinha. Treinámos o uso de dicionário para pesquisar o significado de algumas palavras. Pesquisámos sobre a autora da obra e fizemos um Guião de Leitura.


27 de outubro - Dia das Bibliotecas Escolares

Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. Sendo todo o mês de outubro amplamente celebrado pelas bibliotecas escolares, a Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé levou a cabo uma atividade conjunta. A construção de nuvens com ideias associadas às Bibliotecas.Aqui fica o filme com o resultado final.

Educação Literária - O Senhor do seu nariz

A turma do 3.º ano trabalhou a obra O Senhor do seu nariz de Álvaro Magalhães. Antes de ouvir a história, os alunos imaginaram a capa do livro. Depois da leitura do conto, brincámos com algumas expressões idiomáticas da nossa língua e procedemos à sua ilustração. Foi muito divertido!


Educação Literária - A ovelhinha preta de Elizabeth Shaw

Os alunos do 1.º ano trabalharam a obra A ovelhinha preta de Elizabeth Shaw. Um livro encantador que nos conta as aventuras de uma ovelhinha preta. No final da sessão, a aluna Niia brindou-nos com uma música bem bonita.

Alunos do 1.º ano vivem emoções a partir da obra O sapo apaixonado

Os alunos do 1.º ano estiveram na BE a ouvir a história O Sapo apaixonado de Max Velthuiss.  Depois desta história apaixonante, encheram os seus corações de cor
.

Ler é um prazer


Os nossos “voluntários da leitura”, Beatriz Francisco, Beatriz Nunes e Rafael Francisco, leram uma história aos alunos do 1º ano, da sala da Professora Alierta.

Esta iniciativa visa promover a transição entre ciclos e níveis de escolaridade, fomentando a passagem de testemunho de boas experiências de leitura de alunos mais velhos para alunos mais novos.

Obrigada, amigos da leitura!

Exposição alusiva ao Dia da Hispanidade

No dia 12 de outubro comemora-se o dia da Hispanidade (Dia de la Hispanidad).  Os alunos de Espanhol, da Professora Verónica Apolinário (7ºB, 7ºD, 8ºC e 9ºB), realizaram trabalhos alusivos a esta data festiva.  

Visita a exposição patente na Biblioteca Escolar e participa votando no trabalho mais original.
Aparece! 

Atividades do MIBE: Mapas de Ideias e ferramentas digitais

A partir das histórias Queridos livros ,de Ana Faria, e Quero dormir, carneiros traquinas, de Alison Ritchie, realizámos as nossas atividades de formação de utilizadores.




Depois, elaborámos um mapa de ideias a partir da palavra Biblioteca dentro de um neurónio que colámos junto ao nosso cérebro. Pois é! A Biblioteca Escolar ajuda-nos a organizar as nossas ideias.

Por fim, experimentámos a ferramenta digital tagxedo para fazer nuvens com as palavras utilizadas no mapa de ideias. aprende a usar esta ferramenta aqui

Atividade do Mês Internacional da BE - Nuvem de palavras

Participa e ajuda a construir uma nuvem com palavras associadas às atividades que podes realizar na tua Biblioteca Escolar. Utiliza a ferramenta Tagxedo, disponível em tagxedo.

Cartaz do Mês Internacional da Biblioteca Escolar


MIBE


Decoração da nossa BE

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. 

Para 2014, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 27 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar. Como anualmente acontece, há um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela RBE) .