quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O Carnaval do Bolinha


O Bolinha também brinca ao Carnaval. Os alunos do 1.º Ano divertiram-se com esta história do Bolinha e dos seus amigos.


No final, os alunos estiveram a pintar as letras que formam a palavra Carnaval e a unir pontos para formar a imagem do Bolinha.



A Borboleta Leta visita a nossa BE


Esta semana ouvimos a história da Borboleta Leta de Maria de Lourdes Soares e Manuela Bacelar. Depois, fizemos máscaras de Carnaval.





Por fim, trabalhámos o Ciclo de vida da Borboleta.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Pesquisa de Informação para a elaboração de Biografias


Ainda no âmbito do estudo da obra A maior flor do mundo, a turma do 4.º ano pesquisou informação sobre José Saramago. O objetivo era elaborar uma pequena Biografia do autor.


Além desta atividade, os alunos elaboraram cartazes alusivos à importância da água.

O Carnaval está a chegar


Já estamos em contagem decrescente para o Carnaval. A nossa BE já está decorada a rigor. Descobre características de máscaras usadas em todo o mundo. Visita a exposição na BE.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Coelhinhos brancos visitam a nossa BE


O coelhinho branco de António Torrado esteve na BE Lídia Jorge. Trouxe muitos coelhinhos brancos para ouvir esta história que nos ensinou que, muitas vezes, os mais fortes e corajosos são os mais pequeninos... O 1.ºA aprendeu bem esta lição, não foi Professora Esmeralda?

4.º Ano lê " A maior flor do mundo"


Na semana passada, os alunos do 4.º ano viram e trabalharam o filme A maior flor do mundo, baseado na obra de José Saramago com o mesmo título. Esta semana os alunos leram a obra e trabalharam questões de interpretação da mesma, realizando um guião de leitura.


quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Vencedores do Concurso Musical - 1.º Período




Literacia digital no 3.º Ano


A turma do 3.ºC da Professora Isabel Pires tem vindo a realizar trabalhos de pesquisa na BE, recorrendo a um guião e utilizando a ferramenta PPT.
Hoje, os alunos apresentaram os seus trabalhos, aprenderam a copiar slides de uns trabalhos para os outros e a usar algumas funcionalidades básicas desta ferramenta.


O Elefante Cor-de-rosa inspira alunos do 2º B


Os alunos do 2º B da Professora Alierta Tenazinha ficaram deliciados com a história O Elefante Cor-de-rosa de Luísa DaCosta.
Cheios de inspiração e utilizando o contorno das suas mãos, criaram estes magníficos trabalhos de expressão plástica.

Depois realizaram um guião de leitura sobre a obra.

Final do Concurso Nacional de Leitura - Fase de Escola


Decorreu, no dia 13 de janeiro, a Final do Concurso Nacional de Leitura, fase de escola. Concorreram dezasseis alunos do 3.º Ciclo. As obras escolhidas para esta prova foram  A Aia de Eça de Queirós e O Fantasma de Canterville de Oscar Wilde.


Venceram a prova os alunos Ana Patrícia Carlos, Francisco Laranjo e Rafael Francisco. Estes alunos representarão a nossa escola na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

4.º Ano assiste ao filme "A maior flor do Mundo"


Esta semana, a turma do 4º. Ano da Professora Celeste Seabra esteve a visualizar o filme A Maior flor do mundo baseado na obra de José Saramago. Foram trabalhadas questões associadas à Literacia dos Média através da realização de um guião de análise do filme. Na próxima semana, os alunos continuarão o estudo desta obra.
Podem ver o filme aqui.

Alunos do 2.º Ano declamam no Dia de Reis


Os alunos do 2.º Ano da Professora Alierta Tenazinha presentearam-nos com a declamação de algumas quadras alusivas ao Dia de Reis.
Obrigada, amiguinhos.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Dia de Reis e histórias de Reis


A turma do 1.º Ano da Professora Esmeralda esteve na BE a ouvir duas histórias alusivas ao Dia de Reis: A história do Bolo Rei e A história dos Reis Magos da autoria de António Torrado. No final, tiveram um desafio.