Os nossos alunos encontraram um tesouro... a liberdade

Ilustração do Professor Tomás Pires

Há muitos anos existia um país chamado País das Pessoas Tristes. As pessoas não podiam dizer o que sentiam nem fazer o que queriam, porque havia polícias por toda a parte a vigiá-las.
As pessoas que visitavam esse país, achavam muito estranho que os seus habitantes não pudessem votar para escolher os seus governantes.
Ilustração do Professor Tomás Pires
Um dia, as pessoas do País das Pessoas Tristes, decidiram reconquistar o seu tesouro, a Liberdade. Os soldados e o povo foram para as ruas gritar: “Viva a liberdade!”. Nesse dia, 25 de abril de 1974, as pessoas ficaram muito felizes e os soldados colocaram cravos vermelhos nas espingardas.
Todos os alunos e professores foram convidados a deixar uma mensagem sobre a liberdade.

Amizade e entreajuda numa história de Alves Redol


A Flor vai ver o mar é uma obra magnífica que nos fala de valores como a amizade, a entreajuda e a partilha.

Depois de ler e recontar a história os alunos trabalharam algumas questões relacionadas com o vocabulário e as onomatopeias.

As portas que abril abriu ...


Este ano, para comemorar o dia da liberdade, em parceria com o Professor Paulo Redondo e a disciplina de HGP, colocámos poemas em todas as portas da nossa escola.


A "História de Pedro Pedrito"


A História de Pedro Pedrito foi o mote para uma brincadeira com os alunos do 1.º Ano. Desta vez, os alunos foram convidados a realizar uma atividade no âmbito da Matemática.
Foi muito divertido.

"O príncipe com orelhas de burro" anima turma do 2.º Ano


Foi com muito entusiasmo que o alunos do 2.º Ano ouviram o conto O príncipe com orelhas de burro. Depois da leitura e interpretação do conto, os alunos utilizaram uma ferramenta digital para recontar a história.

Exposição de trabalhos de EV


Visita a exposição de trabalhos realizados pelos alunos da Professora Margarida Rodrigues, na disciplina de Educação Visual, 9.º Ano.

Pinta o que lês - 9.º Ano e a Ilustração do Gigante Adamastor


Tendo como ponto de Partida a estrofe 39, do canto V, d'Os Lusíadas, os alunos do 9.º A criaram estas fantásticas ilustrações.

4.º Ano trabalha o conto "A princesa e a ervilha"


Os alunos do 4.º Ano trabalharam a obra A princesa e a ervilha de Hans Christian Andersen. Depois da leitura detalhada do conto e de uma análise do mesmo, os aluno divertiram-se com a sua dramatização.


Concurso de fotografia sobre BIODIVERSIDADE


Para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora no dia 22 de maio, a Escola EBI Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva vai promover um Concurso de Fotografia. Pretende-se recolher fotografias que ilustrem a biodiversidade dos campos algarvios.

Para concorreres basta enviares a tua fotografia (cada concorrente apenas pode participar com uma fotografia) para o email da professora Paula Jorge (paulajorge@aedpacheco.edu.pt ).

O concurso é aberto a todos os alunos, professores e funcionários.
Todas as fotografias deverão ser enviadas até ao dia 25 de Maio.

O vencedor será anunciado no dia 3 de Junho (Dia Eco - Escolas).

Encontro com... João Manuel Ribeiro


No dia 12 de abril de 2016 recebemos na nossa BE o autor, poeta, contador de histórias João Manuel Ribeiro para uma sessão com os 4º anos de escolaridade.
Após a leitura na BE de vários títulos da sua obra e da realização de algumas atividades de escrita e de expressão plástica, a sua vinda foi o culminar de um trabalho realizado previamente e o ponto de partida para a leitura de outros livros do autor.
João Manuel Ribeiro revelou-se um bom contador de histórias, promovendo de forma lúdica a leitura e a escrita.

Como as imagens demonstram, alunos e docentes participaram de forma entusiástica neste encontro.

video

Tudo preparado para receber o escritor João Manuel Ribeiro


É já na próxima terça-feira, dia 12 de abril, pelas 9.00h, o encontro com o escritor João Manuel Ribeiro.
Alunos e professores aguardam, com ansiedade, pelo momento de conhecer o autor. Será, com certeza, mais um momento gratificante, promotor do gosto pela leitura.


Comemoração do Dia Internacional do Livro Infantil


Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil desenvolvemos uma atividade na área da Expressão Musical.

Depois de ouvirem a história O Ciclo do Livro de Cristina Quental e Mariana Magalhães, os alunos cantaram a música O livro é uma alegria com o apoio da Professora Sandra Martins.

Se eu fosse um refugiado...


“E se fosses tu?” foi o mote da iniciativa da Plataforma de Apoio aos Refugiados. O desafio, lançado em 600 escolas nacionais, esta quarta-feira, foi o de vestir a pele de um refugiado: “Se tivesses que fugir da guerra, o que levarias na mochila?”
Os alunos do 7.º e 8.º Ano da nossa escola também participaram.