Odeio a escola! fecha atividades da Hora do Conto


Esta semana terminam as atividades da Hora do Conto com os alunos do 1º Ciclo e já sentimos SAUDADES.
A obra trabalhada foi Odeio a escola! de Jeanne Willis com ilustrações de Tony Ross. Narra a história de uma menina que não gostava de aprender. O seu nome era Ana Rita e queria ver a escola a arder. E por que não, se a professora é um sapo feio e a sala um buraco no chão? Quando na cantina lhe dão lesmas e cocó de coelho à refeição? Os amigos não ajudam nada - são na verdade um horror! Se o primeiro ano foi mau, o segundo foi bem pior. Mas no final do último ano... a Ana Rita também fica com saudades da sua escola.

Concurso Há Talentos na BE anima a Comunidade Escolar


Realizou-se no dia 25 de maio, pelas 14.30h, na BE Lídia Jorge mais uma final do Concurso de Talentos.
Como sempre, a tarde foi muito animada graças às atuações dos nossos participantes que dificultaram a decisão do júri.
Os vencedores deste ano foram...



Categoria 1º Ciclo
1º Lugar - Vera Kuzmik- Piano
2º Lugar - Sofia Kryazeva- Violino
3º Lugar Inês Silva - Dança



Categoria 2º/3º Ciclo
1º Lugar - Lara Pontes - Piano
2º Lugar - Isabel Duarte - canto
3º Lugar - Matilde Sousa - Acordeão

PARABÉNS A TODOS!!!!

Histórias tradicionais em Banda Desenhada


Os alunos do 4.º Ano ouviram a história Tradicional A Machada Machadinha do José e da Joaquina. O José desistiu de casar com a Joaquina porque ela era um bocadinho tonta e fazia alguns disparates. Decidiu viajar para aliviar a sua tristeza, porém vai-se cruzando com gente tão tola, tão tola, tão tola que começa a duvidar da sensatez da sua decisão.
Os alunos acharam a história muito divertida. No final, reescreveram-na em Banda Desenhada.

1.º Ano já lê lengalengas


Os alunos do 1º ano trabalharam a obra Lengalengas de Luísa Ducla Soares. Foi muito divertido...
video

No final reescrevemos a lengalenga com imagens.



Continua a recolha de informação sobre a nossa Fonte/Poço de Boliqueime


Os alunos do 4.º ano continuam a recolher informação sobre as Memórias da Fonte/Poço de Boliqueime.

Tapê encanta alunos do 2.º Ciclo


Foi fantástica a Sessão dinamizada pelo ator Tapê, no passado dia 12 de maio. Com a poesia como pano de fundo, o ator cativou os alunos e transportou-os do silêncio para as palavras vivas. A sessão teve como público-alvo os alunos do 2.º Ciclo.

Memórias da nossa Fonte


No âmbito da recolha de Memórias sobre a Fonte de Boliqueime foi realizada a I Palestra Memórias da nossa Fonte. O Painel era composto pelo Sr. Rui Mogo (Presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime); D. Zulmira (familiar de uma aluna da escola); D. Zezinha (antiga funcionária da escola) e o Sr. Helder (Assistente Operacional da escola). Foi uma sessão muito rica para alunos e restantes elementos da Comunidade Educativa. Percebemos o quão importante é a preservação do nosso património e das nossas memórias.


O Têpluquê e outras histórias


Uma obra magnífica que brinca com as palavras. A primeira história começa logo com consoantes e vogais que entram em desacordo por causa da sua importância dentro das palavras. Depois há outras que têm muitos jogos linguísticos. Foi uma atividade muito divertida...



Era uma vez um rei…


Inserida no âmbito do estudo da Idade da Média e dos Descobrimentos, a disciplina de História e Geografia de Portugal promoveu, na Escola E.B I Professor Doutor Cavaco Silva, uma exposição de trabalhos dos alunos do 5.º ano, sobre a vida e obra dos reis das 1ª e 2ª Dinastias.

Mais uma vez se provou o gosto da esmagadora maioria dos alunos e respetivas famílias em aprofundar os seus conhecimentos sobre a História do seu país, através da elaboração de trabalhos em que revelam rigor histórico e muita habilidade e bom gosto…

Bem-haja a todos…

Professor Paulo Redondo

Rostos da Liberdade


Os alunos do 6ºano da Escola E.B I Professor Doutor Cavaco Silva apresentaram os seus trabalhos subordinados ao tema “Rostos da Liberdade”.

A atividade, proposta pela disciplina de História e Geografia de Portugal relacionou-se simultaneamente com a comemoração do 25 de Abril de 1974 e com os conteúdos da disciplina, ligados à consolidação da democracia e da liberdade.
Os alunos fizeram cartazes onde apresentavam a vida e a obra de figuras importantes para a instauração e manutenção do regime democrático em Portugal, antes e após a Revolução dos cravos.

Parabéns a todos…

Professor Paulo Redondo

Visita do Senhor Bispo D. Manuel Neto Quintas à nossa escola


No dia 4 de maio, a EBI de Boliqueime teve o prazer de receber a Visita Pastoral do Senhor Bispo D. Manuel Neto Quintas.





Exposição de trabalhos da EB de Boliqueime na Semana do Município



Alguns trabalhos realizados ou expostos na nossa BE estão a enriquecer a Exposição da Semana do Município. É o caso dos Castros e Lendas Mouras, realizados no âmbito da disciplina de HGP, 


Também os trabalhos realizados pelo Clube de Inglês no âmbito da Galeria de Autores de Língua Inglesa...


A Biblioteca Escolar Lídia Jorge participou com alguns trabalhos no âmbito da Literacia dos Média.



Semana dos media - 7 Dicas para manter a reputação online

Semana dos Media - 7 dicas para proteger os seus dados pessoais

Semana dos Media 7 Dicas

Semana dos Media - 7 dicas para manter a reputação online

7 Dicas Para Evitar A Dependência Online