40 anos do 25 de abril

Pré-genérico do documentário de Joaquim Vieira, A cantiga era uma arma, acerca dos músicos e das músicas do 25 de Abril e do PREC (Processo revolucionário em curso) assinalando os 40 anos do concerto que reuniu no Palácio de Cristal (Porto), pela primeira vez, os cantores que permaneciam em Portugal ao tempo da ditadura com aqueles que estavam no exílio.

Visita a nossa Exposição sobre o 25 de abril

Onde estavam os nossos familiares no dia 25 de abril de 1974? Descobre tudo, visitando a nossa exposição. Na segunda-feira, dia 28 de abril, pelas 12.00, temos uma surpresa na BE. Aparece!



Cronologia do 25 de abril


Descobre todos os passos aqui

Queres saber mais sobre o 25 de abril de 1974?


Se queres saber mais sobre o 25 de abril de 1974 visita o site da Associação 25 

Centro de Documentação 25 de abril


Visita o Centro de Documentação 25 de abril aqui

Ciclo de encontros - 25 de abril


23 de abril - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de autor


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril.
Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Saint Jordi) e recebem em troca, um livro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, desaparecidos nesta data em 1616. Este ano, a imagem do cartaz da DGLAB é da autoria da Lupa Design (Danuta Wojciechowska e Joana Paz).
.


Para festejar a data e promover o prazer da leitura, a UNESCO irá reunir, num mapa interativo disponível no seu portal online, eventos que se irão realizar no mundo inteiro, relativos a esta efeméride. Assim, todas as entidades que celebram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor são convidadas a participar, inserindo as suas atividades nomapa da UNESCO.
Em Portugal, bibliotecas públicas e escolares aliam-se a esta efeméride, festejando o livro e a leitura ao longo do mês de abril. No site Ler em Todo o Lado podem ser encontradas informações sobre as iniciativas que decorrem em todo o país. 

Nova Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares

O início do terceiro período escolar coincide com a entrada plena em funções da nova coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Manuela Santos Silva, nomeada em Diário da República de 15 de abril. Na equipa da anterior coordenadora, Teresa Calçada, desde 1998, Manuela Santos Silva conhece bem o Programa RBE, as bibliotecas e os professores bibliotecários. A sua nomeação é a garantia de que o património científico, literário, tecnológico e humano, assim como o saber pedagógico e organizacional construído nas bibliotecas escolares, ao longo de 18 anos, continuará a desenvolver-se. Com um exigente Quadro Estratégico como uma das principais referências de ação do Programa RBE para os próximos anos - integrado na Europa 2020 e nas metas nacionais para a educação -  Manuela Santos Silva tem pela frente uma missão desafiante. Mas, por certo, apoiada e facilitada por todos quantos trabalham no terreno e reconhecem as suas qualidades. Longa e bem sucedida missão à nova coordenadora!

Planetário Móvel na BE Lídia Jorge


No passado dia 2 de abril, todas as turmas do 7º ano estiveram na BE para assistir a uma sessão de astronomia no Planetário Móvel do Centro de Ciência Viva de Faro. Mais uma parceria da BE com a disciplina de FQ.