Rainha Santa Isabel serve de inspiração para a escrita da obra "A Menina das Rosas"


Os alunos do 4.º ano ouviram a história A Menina das Rosas de João Manuel Ribeiro. Uma história lindíssima baseada na vida da Rainha Santa Isabel.

Recontámos a história...
video

Ilustrámos a história...


O Gato e o macaco só fazem asneiras


Os alunos do 2.º ano trabalharam a obra O gato e o macaco de João Manuel Ribeiro. Uma história muito engraçada que nos fala sobre os valores da amizade. Aprendemos bem a lição...

Conheces um semáforo que chora?


Já estamos a preparar a vinda do escritor João Manuel Ribeiro à nossa BE. A turma do 1.º Ano trabalhou a obra O semáforo chorão


Feira do Livro de Boliqueime



Está a decorrer, entre os dias 29 de fevereiro e o dia 1 de março, mais uma Feira do Livro aberta a toda a comunidade. Contamos com a vossa presença.


Semana da Internet Segura


Decorreu, na semana de 22 a 26 de fevereiro, a Semana da Internet Segura.


Foram realizadas várias sessões com visionamento de pequenos filmes e debates.


Os alunos mais velhos deram algumas dicas sobre segurança na internet aos alunos mais novos.

Também jogámos na Seguranet...


Exposição O modo de vida há 100 anos



Inserida no âmbito do estudo da sociedade do século XIX, a disciplina de História e Geografia de Portugal promoveu, na Escola E.B I Professor Doutor Cavaco Silva, uma exposição de trabalhos dos alunos do 6ºano, sobre o modo de vida há 100 anos.

 Os diversos grupos poderiam escolher a apresentação de trabalhos sobre a vida no campo ou a vida na cidade. Desta forma puderam aprofundar os conteúdos lecionados nas aulas e “viajar” no tempo, para perceber onde trabalhavam, como se alimentavam e como se divertiam os nossos tetravós.

Os trabalhos foram, em grande parte, realizados na Biblioteca da Escola, a quem agradecemos todo o apoio que tem prestado às iniciativas promovidas pela disciplina de História e Geografia de Portugal.

Parabéns a todos…


Professor Paulo Redondo

Exposição de trabalhos sobre as causas da I Guerra Mundial


Na Escola E.B I Professor Doutor Cavaco Silva, a disciplina de História e Geografia de Portugal promoveu uma exposição de trabalhos dos alunos do 6ºano, sobre a I Guerra Mundial.
No âmbito do tema "Portugal no século XX”, e a partir da abordagem da Implantação da República, foi sugerida a realização de trabalhos de grupo sobre as causas da I Guerra Mundial, as forças beligerantes e os motivos e consequências da participação de Portugal no primeiro conflito à escala mundial.


Os trabalhos foram, em grande parte, realizados na Biblioteca da Escola, a quem agradecemos todo o apoio que tem prestado às iniciativas promovidas pela disciplina de História e Geografia de Portugal.

Parabéns a todos…


Professor Paulo Redondo

Visita de Estudo ao Museu de Portimão


A disciplina de História e Geografia de Portugal promoveu, no dia 3 de fevereiro, uma visita de estudo ao Museu Municipal de Portimão.
A atividade, organizada no âmbito do estudo do quotidiano do século XIX e da I República, contou com a presença das turmas C e D do 6º ano da Escola EB I Professor Doutor Cavaco Silva.
O Museu de Portimão é um sonho feito realidade em Portimão. Este equipamento cultural que presta homenagem a um povo e a um concelho que durante anos viveu quase exclusivamente virado para o mar, foi distinguido como Museu do Ano 2010 do Conselho da Europa, o segundo equipamento nacional a receber este prémio, em mais de 30 anos.

Ligação entre o mar, a terra e o homem

A profunda relação histórica do homem com o rio Arade, o Atlântico e o próprio território, do qual se destaca o valioso espólio industrial, naval, subaquático, arqueológico, etnográfico e iconográfico, são as grandes referências do Museu.

Valioso espólio

O Museu de Portimão integra no seu espólio coleções de diversas áreas.
No âmbito do Património industrial e etnográfico reporta-se a indústria conserveira, construção naval, pesca, estiva, litografia, fundição, latoaria, fumeiros, transportes, tipografia, etc.
Foi uma oportunidade única para os alunos testemunharem a dificuldade do dia-a-dia dos nossos antepassados que trabalharam naquele espaço, que foi uma das principais fábricas da indústria conserveira.
Um bem-haja à Câmara Municipal de Loulé, que, mais uma vez, assegurou o transporte.

Professor Paulo Redondo



Eu sou especial e único porque...


Esta semana, no âmbitos da Semana dos Afetos, os alunos do 2.º Ano trabalharam a obra Orelhas de Borboleta de Luísa Aguilar e André Neves..
Tal como a Mara, todos nós somos seres especiais e únicos . Ora vejam...




Gosto de ti.... muito!


Ainda no âmbito da Semana dos Afetos, os alunos do 1.º Ano trabalharam a obra Gosto de ti. Uma história muito ternurenta sobre os vários sentimentos que podem coexistir nos nossos corações: amor, paixão, amizade....
Inspirados na história protagonizada por Rosa, os alunos ofereceram um lindo desenho aos seus melhores amigos.

Exposição de Azulejos de Alhambra


Visita a Exposição de Azulejos de Alhambra pintados pelos alunos do 5.º Ano, no âmbito da disciplina de HGP. 


Orientados pelo Professor Paulo Redondo, os alunos dos 5.º Anos reproduziram os belos azulejos de Alhambra. Situado na Andaluzia, a norte da Serra Nevada, junto à cidade do Goa, é património da Humanidade desde 1984. 


O palácio de Alhambra marca o apogeu da arquitetura árabe e é a residência palaciana mais bem conservada do mundo muçulmano.


Sessão de Poesia com Tápê


Decorrerá no dia 17 de fevereiro, pelas 9.15h, uma Sessão de poesia dinamizada pelo ator Tápê. Esta sessão será promovida pela Biblioteca Escolar com o apoio da Biblioteca Municipal de Loulé.

Reflexões da Semana dos Afetos

 (15 de fevereiro de 2016)

 Há escolas que são gaiolas e há...

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.


Rubem Alves

Semana dos Afetos 2016


Esta semana temos Hora do Conto com a deliciosa história A árvore generosa de Shel Silverstein. Depois vamos escrever palavras bonitas nas costas dos nossos amigos.


Mural dos afetos


Convidamos toda a Comunidade Escolar a deixar uma mensagem de afeto no nosso Mural dos Afetos.
Dá asas à tua imaginação e sê criativo. A melhor mensagem ganha um prémio.
Participa

Semana dos Afetos 2016


Semana dos Afetos 2016


Na semana de 15 a 19 de fevereiro realizar-se-á a Semana dos Afetos pelo que a Equipa do GAS e a BE convidam toda a comunidade escolar a participar nesta comemoração com atividades dentro deste âmbito.


Vamos todos contribuir para uma semana de promoção dos afetos e de não violência na nossa  escola envolvendo várias áreas do conhecimento.

Participem!

9 de fevereiro- Dia da Internet mais Segura

No dia 9 de fevereiro de 2016, comemora-se o Dia da Internet mais segura, a que a RBE se associa. As bibliotecas escolares têm um papel fundamental na abordagem dos temas da segurança digital entre alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e pais. Assim, espera-se que desenvolvam atividades nesta área ao longo do mês de fevereiro. A Seguranet convida a as escolas a registarem-se para poder dar visibilidade às ações promovidas.

Para além dos recursos disponibilizados pela Seguranet, chama-se também a atenção para uma publicação conjunta do Facebook (2015), MediaSmarts e MiudosSegurosNa.Net, Pensa antes de partilhar, e para a iniciativa a ela associada. Também é de destacar a infografia produzida a partir do estudo realizado pelo Facebook sobre o uso das plataformas digitais na Internet pelos jovens portugueses entre os 14 e os 18 anos.


A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., na qualidade de coordenadora do Consórcio Internet Segura, promove o Seminário Dia da Internet Mais Segura, que se realiza no próximo dia 4 de fevereiro às 9h30 no Auditório 2 do Fórum Picoas. Organizado pelo Consórcio Centro Internet Segura, em colaboração com a Fundação PT, e alusivo ao tema “Faz a tua parte por uma Internet melhor”, o Seminário pretende envolver especialistas e representantes de diversas áreas de atuação na sociedade, designadamente académicos, psicólogos, forças de investigação criminal, media, entre outros, na discussão sobre os atuais desafios que a utilização da Internet suscita no comportamento das pessoas e dos jovens, em particular.

Maria Teresa Maia Gonzalez visita a nossa BE... virtualmente


No passado dia 4 de fevereiro, os alunos do 7.º Ano, orientados pela Professora Alice Inácio, tiveram a oportunidade de realizar uma videoconferência com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.
Gostámos muito de a ouvir e de a sentir tão próxima de nós. As suas palavras serão certamente inesquecíveis para os alunos que tiveram o privilégio de estar  nesta sessão e para nós, professores, que todos os dias trabalhamos com eles para que cresçam felizes. Mais importante do que ensinar conteúdos, é ensinar a linguagem dos afetos. 

Vejam o que ela escreveu sobre esse momento...



Turmas de 5.º Ano expõem recolha de Lendas Mouras


As turmas do 5,º Ano, com a orientação do Professor Paulo Redondo, fizeram uma pesquisa de informação sobre as Lendas Mouras. Os trabalhos estão fantásticos e vale a pena visitar a exposição que está patente na nossa BE. Apareçam!!!