quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Visita de Estudo ao Museu de Portimão


A disciplina de História e Geografia de Portugal promoveu, no dia 3 de fevereiro, uma visita de estudo ao Museu Municipal de Portimão.
A atividade, organizada no âmbito do estudo do quotidiano do século XIX e da I República, contou com a presença das turmas C e D do 6º ano da Escola EB I Professor Doutor Cavaco Silva.
O Museu de Portimão é um sonho feito realidade em Portimão. Este equipamento cultural que presta homenagem a um povo e a um concelho que durante anos viveu quase exclusivamente virado para o mar, foi distinguido como Museu do Ano 2010 do Conselho da Europa, o segundo equipamento nacional a receber este prémio, em mais de 30 anos.

Ligação entre o mar, a terra e o homem

A profunda relação histórica do homem com o rio Arade, o Atlântico e o próprio território, do qual se destaca o valioso espólio industrial, naval, subaquático, arqueológico, etnográfico e iconográfico, são as grandes referências do Museu.

Valioso espólio

O Museu de Portimão integra no seu espólio coleções de diversas áreas.
No âmbito do Património industrial e etnográfico reporta-se a indústria conserveira, construção naval, pesca, estiva, litografia, fundição, latoaria, fumeiros, transportes, tipografia, etc.
Foi uma oportunidade única para os alunos testemunharem a dificuldade do dia-a-dia dos nossos antepassados que trabalharam naquele espaço, que foi uma das principais fábricas da indústria conserveira.
Um bem-haja à Câmara Municipal de Loulé, que, mais uma vez, assegurou o transporte.

Professor Paulo Redondo



Sem comentários: