HAPPY HALLOWEEN


Os alunos da Professora Claúdia Nobre dos 5º anos A, B, C e D presentearam a BE com uma exposição de trabalhos "Super Aterradora" alusivos ao HALLOWEEN mas os nossos leitores não se mostraram nada incomodados.
Se quiserem saber mais acerca do Dia das Bruxas, em inglês, sobre o HALLOWEEN consultem este linck:


http://www.pititi.com/festas/halloween/origem.htm

Os livros da nossa BE já começaram a circular pelas casas das crianças do Pré-Escolar e dos alunos do 1º Ciclo. Mas antes têm que ir para os Jardins de Infância e para as Escolas muito bem protegidos numas caixas decoradas para o efeito. Agora é ler muito meus Amigos porque ler em casa é Bom!...

Boas Leituras em Família !...

A História do Dia

A leitura da História do Dia do Escritor António Torrado tem feito muito sucesso nos alunos mais novos da nossa BE, os quais têm feito também a sua avaliação no painel que foi criado para o efeito. Estas histórias também podem ser lidas na Biblioteca Digital do nosso Blogue. Boas Leituras!...


Na Rota da História - Investiga e Descobre

A nossa BE tem um concurso novo que se chama:

Na Rota da História - Investiga e Descobre.

O desafio é saber qual é o rei de Portugal que está escondido por detrás das pistas fornecidas.

No final de cada período vamos premiar o Historiador+


Não percas tempo, começa já a investigar e descobre. Boa Sorte!...

Palavras Andarilhas - "O Poder do Sonho"

No âmbito das actividades de comemoração do mês de Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a BE recebeu a visita das Palavras Andarilhas com a história "O Poder do Sonho", trazido pela nossa amiga Regina da Biblioteca da Câmara Municipal de Loulé. À sua espera, prontos para ouvir a história, estavam os alunos das turmas C e E do 1º ciclo da EBI Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva. Os graúdos e os miúdos gostaram muito de ouvir a história e de ver aquele LIVRO TÃO GRANDE...


Actividades Comemorativas do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

No passado dia 26 de Outubro a BE esteve em Festa!...
A manhã começou com a apresentação da “Lenda da Galantearia de D. Rodrigo” pelos alunos do 9º A, da professora Alice Inácio, aos alunos do 4º ano, das turmas D e E da EBI Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva. Começaram por fazer o enquadramento histórico da Lenda, tendo-se seguido uma dramatização retratando a luta entre os Cristãos e os Muçulmanos e no final projectaram um PowerPoint com a Lenda. Foi muito bom!... Os mais novos mostraram-se atentos e divertidos e os mais velhos cumpriram a sua missão com primor. Também esteve patente na BE uma exposição com trabalhos alusivos à “Lenda da Galantearia de D. Rodrigo”. Estiveram todos de Parabéns!.


No período da tarde a festa na BE continuou com a actividade “A Tradição Oral dos Nossos Avós”, a qual envolveu alguns idosos convidados da Sta. Casa da Misericórdia de Boliqueime e do Centro Comunitário de Vale Silves e ainda os alunos dos 6º anos A, B e C da professora Virgínia Fernandes. Foi uma tarde rica em afectos e em partilhas... Os mais novos e os menos novos partilharam as suas histórias, trava-línguas e cantigas. No final, antes do lanche-convívio, a D.Laurinda Rita presenteou-nos com uma linda poesia, a qual fechou com chave de ouro a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares:

O Dia da Criança

Boa tarde meninos e meninas
boa tarde a toda a gente
hoje me encontro aqui
feliz e muito contente

Meninos e meninas
hoje os venho visitar
e dizer a todos vós
que não deixem de estudar

Hoje dia da biblioteca
as crianças vão a correr
escolher as suas histórias
para as poder aprender

Depois de lerem as histórias
para casa vão contar
aos pais e avozinhos
como se deve amar

Quando verem um velhinho
dêem-lhe sempre atenção
é tudo quanto eles querem
amor e um aperto de mão

Toda a criança educada
que por este caminho seguir
terá tudo na sua vida
aquilo que deseja conseguir

Depois disto tudo fazerem
não se perde a esperança
de todos saberem respeitar
o velhinho e a criança.

Laurinda Rita







Ler+Ciência, iniciativa do Plano Nacional de Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Ciência Viva, tem por objectivo estimular os alunos para a leitura de obras de ciência.
Os participantes a concurso devem desenvolver, por escrito ou por vídeo, uma apresentação de um livro de ciência ou de ficção científica.

Os trabalhos premiados vão ser publicados no Clube de Leituras do Plano Nacional de Leitura, no sítio da Ciência Viva e no sítio da Ciência Viva TV.

Os autores dos cinco trabalhos vencedores recebem, da Fundação Calouste Gulbenkian, um cheque livro no valor de vinte e cinco euros.

As escolas que enviarem apresentações de dez ou mais alunos, cujos textos sejam distinguidos pelo júri, recebem, da Fundação Calouste Gulbenkian, um cheque livro no valor de duzentos e cinquenta euros.

Iniciado a 20 de Março de 2009, o concurso Ler+Ciência está aberto em permanência.

Para mais informações, consultar o sítio do Plano Nacional de Leitura.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index1.php?cxnmbr1993496032

16 de Outubro - Dia Mundial da Alimentação

Nos passados dias 15 e 16 de Outubro, a nossa BE juntou-se às comemorações do Dia Mundial da Alimentação e convidou primeiro o Pré-Escolar de Vale Silves e depois os alunos das turmas A e B do 1º Ciclo da EBI de Boliqueime para virem ver e ouvir as histórias "A Galinha da Vizinha é mais gorda do que aminha" e a "A Sopa Verde" em ponto grande. Foi muito divertido, no final os mais pequeninos fizeram uns desenhos lindos e os mais velhos cantaram a canção "Eu gosto de Sopa" que aqui partilhamos.


Articulação Curricular e Formação de Utilizadores


A nossa BE tem recebido muitos alunos e professores, de diferentes anos de escolaridade, os quais têm trazido uma movimentação e uma dinamização muito especial a este espaço e aos seus recursos. Ficam aqui algumas imagens ilustrativas da formação de utilizadores e da articulação curricular estabelecida.


Formação de Utilizadores e Articulação Curricular






































































































































































































































































































































































































































































































Concurso - "Uma Mão Cheia de Palavras"



Gostas de desafios? e de ler? Espero que sim porque a BE tem um concurso para ti. A tua missão vai ser tentar descobrir quais são as cinco palavras que faltam num pequeno texto que foi retirado de um dos livros da tua BE. Consulta o regulamento, pede o cupão de participação e participa! No final de cada período vai haver prémios para quem tiver mais pontos.


Boas Leituras!

Sabias Que...


Todas as Semanas temos uma curiosidade no cartaz "Sabias que..." Não custa nada aprender assim, em poucos segundos, podemos enriquecer o nosso saber.

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Em Outubro, celebra-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, subordinado ao tema School Libraries: A Big Picture. Portugal assinala o dia das bibliotecas escolares no dia 26 de Outubro. As bibliotecas escolares são convidadas a desenvolver actividades que promovam a divulgação das bibliotecas e a sua utilização pela comunidade educativa.

A nossa BE já começou a preparar esta comemoração, cujas actividades serão divulgadas oportunamente.

Livros em Destaque

Seja bem-vindo, Outono!
Trouxe consigo um vento forte?
Decidido?
É que as árvores estão cansadas,
a folhagem está pesada de velhice.

É preciso que o vento, essa criança traquina,
desfaça de vez o romance
entre a árvore e a ramagem.

Vá lá, senhor Outono,
traga consigo o espectáculo que antecede o Inverno.
Voe, sopre, rodopie...
Dispa as árvores, cubra o chão
com um tapete macio de cobre e ouro fingidos.
Faça correr as pessoas que estão moles do calor.
Chicoteie a Natureza...

Vamos, senhor Outono.
É a sua vez de actuar, já está tudo preparado.
Um, dois, três... começar!


Conceição Marques (Livro Pequenos Leitores 4)


Mas como o Outono também traz o aumento das constipações e das gripes estão em lugar de destaque, acabadinhos de chegar à nossa BE, alguns livros que nos ajudam a melhor conhecer, prevenir e lidar com estas doenças. Consultem-nos!













O Centenário da República nas Escolas


Ao longo das comemorações do Centenário, a República deve ser um tema forte nas escolas, promovendo-se a sua criatividade e o seu dinamismo, quer no âmbito das disciplinas, quer em actividades extracurriculares de carácter cultural e recreativo.
O eixo programático República nas Escolas visa promover a realização de iniciativas e de actividades comemorativas do Centenário da República, apelando à divulgação de informação histórica, à reflexão e ao debate dos ideais republicanos nas escolas dos diferentes níveis educativos, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação.

Para mais informações consultar o link:

http://www.centenariorepublica.pt/escolas/concursos/como-concorrer