Dia Mundial da Ciência e da Cultura Científica


No dia 24 de Novembro comemorámos na BE o Dia Mundial da Ciência e da Cultura Científica. Esteve patente uma exposição interactiva, organizada pela professora Paula Jorge onde os alunos puderam ter contacto com aparelhos como o Osciloscópio, a Bobina de Ruhmkorff, Bússolas construídas pelos alunos e ímanes. Os alunos do 7º B, da professora Ivone Rosa, apresentaram também, aos alunos dos 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo de Boliqueime o resultado das suas pesquisas em torno nomeadamente, da Astronomia e da Acústica.

A actividade de descoberta proposta pelo 7ºB, que consistiu no reconhecimento de alguns animais, através da forma como comunicam, também foi muito divertida. Se estiveres interessado podes encontrá-las no link: http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/

Os alunos do 3º C, do professor Aluísio também expuseram alguns dos trabalhos que fizeram sobre o Sistema Solar.

Os Cientistas mais curiosos podem consultar também os links: http://www.cienciadivertida.pt/index.htm

A Ciência na BE


O Cientista BOLI já chegou à BE e trouxe com ele um concurso onde podes participar. Ele vai colocar-te problemas ou questões no âmbito da Matemática e das outras Ciências, as quais terão coeficientes de dificuldade 1 (1º ciclo), 2 (2º ciclo) e 3 (3º ciclo).


Atreve-te e Participa!

O Outono chegou à BE




Apesar da chuva não estar a visitar o Algarve a BE tem estado a festejar o Outono. Alguns alunos dos 5º anos da EBI de Boliqueime expuseram na BE as suas pesquisas, no âmbito das tradições orais associadas ao Dia de S. Martinho. No dia 11 de Novembro foi visitada pelos alunos do 4º ano da escola de Benfarras, os quais recordaram esta Lenda e cantaram animadamente uma canção dedicada à castanha, é que o dia também era de magusto. No dia 12 de Novembro as crianças do Jardim de Infância de Vale Silves também nos visitaram, tendo ouvido a História da Maria Castanha e como gostaram muito dela fizeram depois um lindo trabalho para oferecer à BE.