Reconto da História " O Pequeno- Dragão - D`Água"

s nossos alunos do 2º B da EBI de Boliqueime estão de Parabéns, pois conjuntamente com a sua professora Sara, na sala de aula, fizeram o reconto da maravilhosa história de Geneviève Cordelle, " O Pequeno- Dragão - D`Água". A forma como a ilustraram está magnifica pois está repleta de imaginação, magia, criatividade e muita Amizade.

Parabéns meus Amigos da BE!


CONVITE - Exposição de Pintura na BE

A Biblioteca Escolar “Lídia Jorge” na Escola EBI Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva - Agrupamento de Escolas de Boliqueime tem a honra de convidar V.ª Ex.ª para a Exposição de Pintura da Professora Sónia Fernandes, tendo início no dia 24 de Maio de 2010. Além de Pinturas Infantis contará com uma amostra de trabalhos realizados segundo uma linha muito própria:

“O olhar”



Para mais informações pode consultar o Blogue da Pintora


A Música na BE


Está em curso na BE mais um concurso, desta vez ligado à Música. Para além de poderes enriquecer a tua cultura geral em termos musicais, podes participar nele respondendo a uma questão a qual, se estiver certa, te poderá dar a oportunidade de seres premiado(a).
Não percas tempo, participa!

Dia da Família


Por proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1994 o dia 15 de Maio de cada ano assinala o Dia Internacional da Família, como forma de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade e de impulsionar a adopção de medidas no plano nacional e internacional para melhorar a condição da família.

A família é o primeiro espaço onde cada indivíduo se insere e o qual ajuda na promoção de o ser pessoa. É neste contexto que ele se consciencializa dos seus papéis primários e onde se inicia o processo de socialização primária, que o leva à articulação com a comunidade.
É no seio familiar que se faz a transmissão de valores, costumes e tradições entre gerações.

Bem hajam as Famílias que sabem desempenhar com muito Amor, Dedicação e Responsabilidade o seu papel preponderante de Primeiros Educadores, no difícil processo que é educar.

Dia da Europa



O Dia da Europa celebra-se a 9 de Maio e a sua origem deve-se ao facto de, nessa data, em 1950, Robert Schuman ter apresentado uma proposta de criação de uma Europa organizada. Conhecida como " Declaração Schuman", essa proposta é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão, em 28 e 29 de Junho de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de Maio como " Dia da Europa", o que aconteceu pela primeira vez em 1986, ano em que Portugal aderiu à União Europeia, na altura apelidada CEE.

Fonte: Portal do Cidadão

Para assinalar esta data está patente na BE uma exposição alusiva ao tema, visita-a.

Teatro na BE com o Grupo de Teatro te- Atrito


A BE com o apoio da Direcção Regional de Educação do Algarve, proporcionou a vinda do Grupo de Teatro te- Atrito à EBI de Boliqueime, o qual apresentou aos alunos dos 7º anos, a peça "O Teatro da Evolução" ou "O Darwinismo para os mais novos". Esta actividade foi enriquecedora do ponto de vista científico e muito interactiva e lúdica do ponto de vista teatral. Com muito sentido de humor foi contada e dramatizada a História das Teorias do CRIACIONISMO (as plantas e os animais não sofrem evolução, multiplicam-se iguais, o Homem é igual a Adão) e do EVOLUCIONISMO do Cientista Darwin (Teoria da Evolução por Selecção Natural).

Fica aqui um especial agradecimento à DREALG por nos ter dado a oportunidade de poder assistir, no nosso contexto escolar, a um espectáculo de teatral, de grande qualidade.



Comemoração do Dia da Mãe




No âmbito da Comemoração do Dia da Mãe a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EBI de Boliqueime, através da oferta de uma flor, quis chamar a atenção da Comunidade Educativa para o facto de que todos dias serem importantes para manifestarmos o nosso Amor, muito especialmente pelas mães, mas também pelos pais em geral. Aproveitando este gesto bonito, a BE deixa aqui expresso um merecido elogio a esta e a todas as Associações de Pais e Encarregados de Educação que integram o nosso Agrupamento de Escolas de Boliqueime, pelo excelente trabalho que desenvolvem com muito empenho, dedicação, sacrifício, ... e, decerto, muito Amor.
A nossa BE também se associou à comemoração deste Dia da Mãe e na Hora da Animação da Leitura e da Escrita, com os alunos do 2º B, da professora Sara, a sua Professora Bibliotecária lançou-lhes o desafio de inventarem uma Poesia dedicada às Mães. Rapidamente, os pequenos poetas encheram-se de inspiração e as ideias começaram a jorrar das suas boquinhas, cheias de carinho e de imaginação. Vejam como ficou bonita.

MINHA MÃE…

Mãe, és bela, tão bela quanto o desabrochar de uma flor.

Cheiras bem como as rosas num jardim.

Olha Mãe, sei que quando estou triste dás-me carinhos, miminhos, beijinhos e dás-me muita alegria.

Eu vivo para ti, como tu vives para mim.

Mãe, és um Mundo na minha mão.

Gosto tanto de ti, como sei que gostas de mim

És tão docinha como uma laranjinha.

Mãe, sei também que gostas de mim como de uma bola de Berlim.

És maravilhosa e muito querida, porque me amas muito e preocupas-te comigo.

Mãe, és uma sereia no meu mar.

E és fofinha como uma coelhinha.

Mãe, gosto de ti como do Sol, pois és a luz que ilumina a minha vida!


Autores do Poema: Turma 2º B
EBI Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva
29/04/2010