Contos do Mago - "O Bailado do Talude" na EB1/JI de Va...



O PREAA continua a mexer no nosso Agrupamento de Escolas de Boliqueime, no caso desta actividade específica, na EB1/JI de Vale Judeu. Depois do Conto "O Oceano Remendado" agora foi a vez do "Bailado do Talude", o qual faz parte, igualmente, do livro "Os Contos do Mago", da autora Helena Tapadinhas . Os alunos do 2º e 3º ano, com o seu professor Pedro José, juntaram-se aos mais pequeninos do Pré-Escolar e ouviram-no muito atentamente e divertidos. Seguidamente, os alunos mais velhos foram para a sua sala de aula, onde tiveram, ainda, o privilégio de ouvir as preciosas explicações, mais científicas, da nossa querida Professora Ana Rita, docente de Ciências da Natureza, na nossa EBI de Boliqueime.
Do imaginário do Conto... passou-se para a Ciência, mais especificamente, para a História Geológica da Terra.

As Janeiras também se cantaram em Vale Silves!...

As crianças do Jardim de Infância de Vale Silves foram cantar as Janeiras ao Centro Comunitário, à escola do 1º Ciclo, ao café ”O Cantinho prá Ribeira” e andaram pelas ruas, desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes!
As pessoas visitadas foram muito receptivas, aplaudindo e elogiando as crianças. Também lhes fereceram bolachas e rebuçados e é claro que todos se sentiram muito felizes e divertidos.
Parabéns meus Amiguinhos da BE, assim é que é! pois embora pequeninos também deram o vosso contributo para que se continue a preservar as tradições culturais, na freguesia de Boliqueime.

Comemoração do Dia de Reis na EBI/JI de Vale Judeu



No dia 6 de Janeiro, os alunos e professores da EBI/JI de Vale Judeu, também comemoraram o Dia de Reis, cantando as Janeiras na sua comunidade envolvente, Vale Judeu. Fizeram exercício físico, já que a actividade também esteve associada ao Projecto "Escola Ativa" e perservaram, acima de tudo, as nossas tradições culturais e musicais. Foi muito bom! para o próximo ano, a Comunidade de Vale Judeu vai querer ouvi-los, decerto, outra vez.
Parabéns meus Amigos da BE!

Comemoração do Dia de Reis



Este ano, tal como no ano passado, também comemorámos no dia 7 de Janeiro, o Dia de Reis com as nossas Amigas "Florinhas" do Centro Comunitário de Vale Silves, as quais vieram, mais uma vez, acompanhadas pela sua simpática Assistente Social, a Dra. Lígia. Os alunos do 5º ano e as professoras Ana Alexandre, Maria José Rocha e Noémia Coelho juntaram-se a nós e foi um festa de partilha, alegria e afectos. Os alunos dramatizaram a História da "Estrelinha Cintilante", leram textos alusivos ao Natal e aos Reis e cantaram cantigas de Janeiras. Os seus presentes foram retribuídos pelas "Florinhas", através do canto de cantigas de Natal e de Janeiras, algumas delas verdadeiros tesouros do nosso património musical.
No final, alguns dos nossos alunos do CEF de Mesa e Bar, sob o olhar atento e muito profissional do Chefe Jorge Gonçalves, serviram um agradável chá, acompanhado como não poderia deixar de ser, por Bolo Rei.
O grande Bem Haja para todos e votos de um Feliz Ano Novo!

Dias de Reis

A convite da nossa BE, a EBI de Boliqueime, recebeu no dia 6 de Janeiro o Grupo de Janeireiros de Boliqueime, o qual cantou e encantou a nossa comunidade educativa. Foi uma Festa! os desejos de um Bom Ano Novo ouviram-se e sentiram-se nos nossos corações, animados pela alegria das músicas e pelas mensagens das letras. Para o ano queremos mais!
Preserve-se a nossa Cultura Local e a suas Tradições!