Reconto da História " A Bruxa Mimi e a Varinha Mágica"

No âmbito do mês internacional das Bibliotecas Escolares, as professoras e a educadora da EB1/JI deVale Silves exploraram com os seus alunos, o livro: "A Bruxa Mimi e a Varinha Mágica". Depois, conjuntamente, elaboraram este livro que aqui partilhamos. Parabéns, está muito bonito!


À Conversa com a Biblioteca Escolar....


No âmbito das atividades do mês internacional da Biblioteca Escolar os alunos do 3º. e 4º. L da EB1/JI de Vale Judeu presentearam a sua BE com um conjunto de acrósticos, tendo como ponto de partida as letras que compõem as palavras Biblioteca Escolar. O resultado foi muito bom, pois espelhou a criatividade, fantasia e a habilidade linguística dos seus autores. Parabéns!

Uma Aventura na BE...

No dia 12 de Outubro a turma do 3º e 4º K da EB1 de Vale Judeu deslocou-se à escola sede do agrupamento. Visitaram a biblioteca de Boliqueime e ficaram deliciados com a história contada pela professora Ana Maria Palma. No final da história a professora lançou um grande desafio: a produção de um livro de histórias baseado numa aventura desenvolvida na biblioteca. Gostaram muito da visita e ficaram muito entusiasmados com tudo o que viram. No dia seguinte, extremamente motivados começaram a produzir os seus textos dando início à construção do livro.

Professor Pedro José



Formação de Utilizadores na BE da EBI/JI de Vale Judeu


A Professora Bibliotecária Ana Maria esteve na nossa escola e explicou a todos os alunos as regras de funcionamento de uma Biblioteca Escolar. Vimos um PowerPoint que tinha muitas informações importantes sobre as principais regras a cumprir.
Foi uma atividade muito interessante, pois ficámos a saber sobre a importância de uma Biblioteca Escolar e a forma como devemos utilizá-la. Foi muito bom.

Professor Rui Xabregas - EB1/JI de Vale Judeu


Vídeo sobre a Formação de Utilizadores


AS NOSSAS FOTOGRAFIAS...

Desafio da Língua Portuguesa - Participa!

Convidamos a Comunidade Educativa a participar neste desafio da língua portuguesa com base nas novas regras ortográficas.
Estas são simples e coerentes, como se verá, e incidem apenas sobre a forma como se escrevem as palavras, não sobre a pronúncia, o que quer dizer que todos os falantes do português continuarão a exprimir-se oralmente como sempre o fizeram.



Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar




Biblioteca Escolar
Saber
Um Poder Para a Vida

5 de Outubro - Implantação da República



Comemora-se a 5 de Outubro a Implantação da República em Portugal. A proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional, tendo marcado profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal, mas sobretudo a forma de relacionamento do Estado com os seus cidadãos, permitindo afirmar, em novas condições, os valores da dignidade da pessoa humana, da liberdade, da igualdade e da justiça.

Sítios de interesse sobre a temática:

http://www.sitiodosmiudos.pt/Parlamento/







Jogos e atividades sobre a República

Jogo da Reforma Ortográfica


Novo Acordo Ortográfico


Este guia é gratuito e foi colocado online pela Priberam. O seu objetivo é "explicar numa linguagem simples o que muda na escrita do português europeu e como se aplica o Acordo Ortográfico". Sendo em formato digital, é acessível a quem começa a aplicá-lo, sejam alunos, professores, pais, empresas".
O guia em formato PDF pode ser acedido AQUI.


Novo Acordo Ortográfico

No âmbito da entrada em vigor do Acordo Ortográfico (AO) no sistema de ensino, no presente ano letivo, foi divulgada informação sobre a aplicação do AO na avaliação externa dos alunos, a qual poderá ser consultada no portal da DGIDC, na área reservada a esta matéria, em http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=124