quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Do Algarve Rural à Obra " Instrumentalina"

Foi com grande alegria que recebemos no passado dia 30 de Novembro, a visita da escritora Lídia Jorge na nossa BE. Os alunos do 9º ano depois de terem lido na sala de aula, a sua obra a "Instrumentalina", com a sua professora Alice Inácio, prepararam a leitura e a encenação de alguns dos seus excertos. Enquadrados pelo cenário criado para o efeito na BE, levaram os presentes até a um espaço e a um tempo, vinculado com uma sociedade marcada pelos valores da ruralidade, pela agricultura e por uma família patriarcal. A narrativa deste conto é contada na primeira pessoa, por uma personagem que relembra os seus anos de infância numa grande casa do avô. Ali, a presença do jovem tio Fernando faz da infância da personagem um sonho particular. Andar com o tio na Instrumentalina era a prova máxima de vitória, a tão desejada liberdade, diante de tudo e de todos.
No final desta actividade foi apresentado também, um movie maker com fotografias de espaços e objectos pertencentes ao passado rural do Algarve. Os exemplares mostrados pertencem a um homem de grande valor da nossa Comunidade de Boliqueime, o Sr. Ilídio de Lima.
E foi assim que se passou mais uma manhã na nossa BE, uma manhã rica em afectos, leituras e partilhas, na qual a convidada especial foi a nossa querida Madrinha, a Escritora Lídia Jorge.

Sem comentários: