FESTA DE NATAL da EB1/JI de 2010



A EB1/JI de Vale Judeu festejou, mais uma vez, num clima de grande alegria e sentido de comunidade educativa, a sua Festa de Natal. Para todos os que nela participaram um grande Bem - Haja, particularmente para os seus professores, alunos, animadores, auxiliares, familiares e Associação de Pais e Encarregados de Educação, pela forma como têm trabalhado com tanto afinco, em prol dos recursos e da qualidade educativa deste estabelecimento educacional.
Parabéns e um Feliz Ano Novo para todos!

Um Natal Multicultural na BE




A exposição natalícia patente na nossa BE pretende valorizar a Multicuralidade existente no Mundo e na nossa Comunidade Educativa, em particular. Os alunos do 5ºA e do 5ºD bem como, outros elementos da nossa Comunidade Escolar elaboraram diferentes trabalhos ou trouxeram usos e costumes associados às tradições natalícias de diferentes países.

A Exposição Está Muito Bonita, Venham Visitá-la.

Bom Natal Para Todos!

Os nossos Amigos da turma H da EBI de Benfarras presentearam a escritora Rita Sobral e toda a Comunidade Educativa com esta linda mensagem de Natal. Parabéns Meus Amigos da BE! Continuem a escrever, a rimar e sobretudo a muito Amar. Boas Festas também para vocês e para a vossa querida professora, Célia Martins.

Exposição de Árvores de Natal


Os nossos amiguinhos do 1º ciclo da EBI de Boliqueime construiram, conjuntamente com os seus familiares, Árvores de Natal a partir dos mais variados materiais reutilizáveis. A sua exposição poderá ser vista até ao Dia de Reis, no átrio de entrada da nossa escola. Está um espanto,venham vê-la!

Do título da obra "Sopro de Amizade" às histórias...


















Os alunos do 4º ano da EBI de Benfarras tendo como fonte de inspiração o título da obra "Sopro de Amizade", da escritora Rita Sobral, imaginaram estas lindas história que aqui partilhamos. Estão lindas! Parabéns Meus Amigos da BE!

Um Sopro de Amizade com a Escritora Rita Sobral


A nossa BE contou com a presença da Escritora Rita Sobral no passado dia 15 de Dezembro. Foi uma bela prenda de Natal. Gostámos muito. O Sopro da Amizade fez-se sentir nos nossos corações, através particularmente da história da Estrelinha Silenciosa.
Feliz Natal Rita! E votos de Muitas Estrelinhas da Amizade!

Da "Menina das Galochas" aos "Encontros do Sol e da Lua"


Depois de terem ouvido, em Setembro, as histórias "A Menina das Galochas" e "Os Encontros do Sol e da Lua", do livro "Conversas do Céu e da Terra", da Escritora Rita Sobral, os nossos amigos da EBI de Boliqueime pintaram as ilustrações efectuadas ao vivo, pela ilustradora Cátia Viegas e colocaram-nas na parede junto às suas salas de aula, com a ajuda das suas professoras. Como poderão ver, ficaram mesmo muito bonitas.

Exposição Acústica Artesanal


Os alunos dos 8º anos, depois de muito pesquisarem sobre a acústica e sob a orientação da professora Ivone Rosa, na disciplina de Ciências Físico-Químicas, presentearam a BE com uma exposição feita de materiais reutilizados que intitularam de "Acústica Artesanal".

História da Carochinha





A BE contou hoje com a presença da professora Celina, a qual presenteou os alunos do 1º ano da EBI de Boliqueime com o conto da História da Carochinha, em fantoches. Foi muito divertido!

Professora Celina venha mais vezes, pois gostámos MUITO.

Boas Festas!


Neste período de festas é importante que não nos esqueçamos

do Verdadeiro Espírito do Natal!


Lançamento do livro "Sopro de Amizade" de Rita Sobral


No próximo dia 15 de Dezembro vamos receber na nossa BE, a nossa Querida Escritora e Amiga Rita Sobral. Desta vez, vem-nos apresentar a sua última obra, "Um Sopro de Amizade".


Os Afectos devem fazer parte da nossa vida, nesta quadra natalícia, e ao longo de todo o ano. Meus Amigos, façam favor de lançar Muitos, Muitos, Muitos Sopros de Amizade...

Uma Janela Aberta para a Família

Apesar da educação de uma criança se tratar de uma função inerente e natural ao ser humano, também é verdade que é uma tarefa difícil e os pais acabam por se sentir muitas vezes perdidos. Ainda que bem intencionados, nem sempre darão as respostas mais adequadas, podendo induzir situações de risco para o desenvolvimento ajustado dos seus filhos.

Para todos eles, aqui vai um Blogue com temas variados que os poderão ajudar na difícil tarefa de educar.

Uma Janela Aberta para a Família

O Algarve Rural do Passado




Os exemplares mostrados pertencem a um homem de grande valor da nossa comunidade de Boliqueime, o Sr. Ilídio de Lima, o qual tem vindo a construir com os seus próprios meios, um museu etnográfico para que os mais jovens possam guardar na sua memória, os tesouros culturais dos seus antepassados. Uma obra, sem dúvida, de grande mérito que merece ser apoiada, divulgada e visitada.

Do Algarve Rural à Obra " Instrumentalina"

Foi com grande alegria que recebemos no passado dia 30 de Novembro, a visita da escritora Lídia Jorge na nossa BE. Os alunos do 9º ano depois de terem lido na sala de aula, a sua obra a "Instrumentalina", com a sua professora Alice Inácio, prepararam a leitura e a encenação de alguns dos seus excertos. Enquadrados pelo cenário criado para o efeito na BE, levaram os presentes até a um espaço e a um tempo, vinculado com uma sociedade marcada pelos valores da ruralidade, pela agricultura e por uma família patriarcal. A narrativa deste conto é contada na primeira pessoa, por uma personagem que relembra os seus anos de infância numa grande casa do avô. Ali, a presença do jovem tio Fernando faz da infância da personagem um sonho particular. Andar com o tio na Instrumentalina era a prova máxima de vitória, a tão desejada liberdade, diante de tudo e de todos.
No final desta actividade foi apresentado também, um movie maker com fotografias de espaços e objectos pertencentes ao passado rural do Algarve. Os exemplares mostrados pertencem a um homem de grande valor da nossa Comunidade de Boliqueime, o Sr. Ilídio de Lima.
E foi assim que se passou mais uma manhã na nossa BE, uma manhã rica em afectos, leituras e partilhas, na qual a convidada especial foi a nossa querida Madrinha, a Escritora Lídia Jorge.