Dentro de cada um dos seus espaços, vão ver-se envolvidos numa história, onde o processo de aprendizagem será acompanhado por personagens que aliciam a sua imaginação e experiências que quebram a rotina e o espectável.
Na Cozinha da Pimpinela, na Estufa do Mestre Espiga e na Oficina do Engenhocas são disponibilizadas actividades de iniciação à leitura e à escrita baseadas numa metodologia que considera a estimulação da consciência fonológica e a subsequente introdução às unidades do código alfabético.
Na Biblioteca do Gigante são proporcionados momentos de leitura e de audição de leitura de histórias, que suscitam a curiosidade e imaginação das crianças, favorecendo uma exploração e interacção reflexiva.
Na Feira Popular as crianças terão acesso a um conjunto de jogos que as auxiliarão na maturação de capacidades cognitivas essenciais para a aprendizagem da leitura.
São desenvolvidos aspectos como a memória visual, a discriminação auditiva, a organização espacial, a seriação, a classificação, a consciência da palavra, a consciência silábica, o raciocínio lógico, o estabelecimento de relações e de previsões (construção de padrões) e o conhecimento lexical.
Sem comentários:
Enviar um comentário