Dia da Mãe

Dia 1 de Maio festeja-se mais um Dia da Mãe. A nossa BE associa-se à comemoração deste dia enviando um Beijinho Muito Especial para todas as Mães da Nossa Comunidade Educativa e como não poderia deixar de ser, para todas as Mães em geral. Os nossos alunos dos 5º e 6º anos escreveram e ilustraram mensagens dedicadas às suas mães, as quais foram publicadas no nosso Blogue da Língua Portuguesa, "Leituras e Aventuras", VISITEM-NO. Para os autores um grande Bem Haja e os Parabéns pois estão lindas!


Comemorou-se no dia 23 de Abril o Dia Mundial do Livro. Nesta data, a DGLB lançou a iniciativa "Voluntários da Leitura". E a APEL promove mais uma vez a Semana dos Livreiros, de 21 a 27 de Abril.
Todos os anos, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas assinala este dia com a publicação de um cartaz que distribui por bibliotecas, livrarias e outros espaços culturais. Com este cartaz, pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população.
O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho. Premiado nacional e internacionalmente, editado em vários países, é hoje reconhecido como um dos mais prestigiados artistas do sector.
Nesta data, é habitual promover-se também um passatempo que de alguma forma se relacione com uma iniciativa ou efeméride do ano em causa.
Para 2011, a DGLB está a promover o passatempo Voluntários da Leitura, incentivando o voluntariado a nível de projectos concebidos para populações em situação de isolamento ou de exclusão social. Pretende-se, assim, chamar a atenção para a importância do livro e da leitura, mostrando que eles melhoram significativamente as condições de vida das populações.
Havendo já alguns projectos de voluntariado em leitura a decorrer no país, sobretudo em hospitais, estabelecimentos prisionais e lares de terceira idade, muitos haverá ainda por criar. A ideia é motivar os cidadãos para o voluntariado, cruzando este acto de solidariedade com a importância que a leitura pode ter na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

História na BE

A pedido dos nossos leitores mais novos temos de volta à BE, mais uma vez, a atividade "História do Dia" do Escritor António Torrado.

Estas histórias também podem ser lidas na Biblioteca Digital do nosso Blogue.


Boas Leituras Meus Amigos da BE!...

Comemoração do Dia Internacional do Beijo



Já beijou hoje? Pois é, nesta quarta-feira, dia 13 de Abril, comemora-se o Dia Internacional do Beijo, atividade que envolve 29 músculos, queima calorias e liberta a serotonina, hormônio do bom-humor.

Com as palavras também podemos beijar, sejam elas ditas oralmente ou escritas...

Há Palavras que Nos Beijam


Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.

(O nome de quem se ama
Letra a letra revelado
No mármore distraído
No papel abandonado)

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.

Alexandre O'Neill, in 'No Reino da Dinamarca'

Meus Amigos da BE, se não beijaram hoje
ainda, façam-no e amanhã e depois e depois... também. Muitos Beijinhos para todos!

Concurso de Leitura Oral Expressiva


Para além do convite à participação dos alunos, professores e funcionários, neste Concurso de Leitura Oral Expressiva, cuja leitura poderá ser feita em Português, Inglês, Francês e Espanhol, fica aqui também, o especial agradecimento, às alunas do 8º C, Ana Vieira, Andreia Filipe e Bárbara Vieira pela criativa concepção e realização do Cartaz de divulgação desta actividade.

2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura




No passado dia 5 de Abril, as nossas alunas Ana Carolina do 8º C e a Marta Pereira do 9º A participaram na 2ª fase de apuramento, a nível distrital, do Concurso Nacional de Leitura, a qual decorreu na Biblioteca Municipal de Faro. Embora não tenham sido selecionadas para a fase final que irá decorrer em Lisboa, tiveram um comportamento digno de ser valorizado, na medida em que apesar de estarem a concorrer a nível individual, demonstraram um excelente espírito de companheirismo e de entreajuda.
No final, depois de terem assistido a uma peça de teatro, baseada no Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente, apresentada por alunos de uma escola de Faro e de terem assistido à prova oral dos alunos selecionados para a final do CNL, mostraram-se muito felizes pela experiência vivida e se depender delas, para o próximo ano lectivo, lá estarão, de novo, a concorrer.

Um Grande Bem Haja para as duas e para os familiares que as acompanharam e que a Leitura e a Escrita possam continuar a ser tão valorizadas nas suas vidas, como até aqui.

Exposição na BE - Trabalhos de Pintura no âmbito da Educação e Formação...



Parabéns! os quadros estão lindos! a nossa Biblioteca Escolar parece uma verdadeira Galeria de Arte. Todos os Formandos Artistas, a Formadora Verónica Gonçalves e a Coordenadora do Curso, a Professora Paula Espírito Santo, estão de Parabéns. Um grande Bem Haja para todos, por promoverem a preservação e a melhoria da qualidade ambiental, através de práticas associadas ao quotidiano e, neste caso, também, à expressão artística.

Dia Internacional do Livro Infantil


Hoje, Dia 2 de Abril, é o Dia Internacional do Livro Infantil. Um pouco por todo o mundo o dia de hoje é consagrado aos pequenos leitores e a todos aqueles que para eles escrevem e ilustram.