Manual Digital, 2.0 - Conteúdos Multimédia para o 1º Ciclo

O novo ano letivo de 2011-12 está quase a começar. Com ele virão mais aprendizagens e experiências educativas. Até lá, os amigos mais novos da nossa BE, podem começar já a explorar a nova versão do Manual Digital para o 1º ano Língua Portuguesa, resultante do projecto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) em articulação com a Universidade do Minho, no sítio http://www.manualdigital.pt/DemoPor2011/


Dentro de cada um dos seus espaços, vão ver-se envolvidos numa história, onde o processo de aprendizagem será acompanhado por personagens que aliciam a sua imaginação e experiências que quebram a rotina e o espectável.


Na Cozinha da Pimpinela, na Estufa do Mestre Espiga e na Oficina do Engenhocas são disponibilizadas actividades de iniciação à leitura e à escrita baseadas numa metodologia que considera a estimulação da consciência fonológica e a subsequente introdução às unidades do código alfabético.


Na Biblioteca do Gigante são proporcionados momentos de leitura e de audição de leitura de histórias, que suscitam a curiosidade e imaginação das crianças, favorecendo uma exploração e interacção reflexiva.


Na Feira Popular as crianças terão acesso a um conjunto de jogos que as auxiliarão na maturação de capacidades cognitivas essenciais para a aprendizagem da leitura.


São desenvolvidos aspectos como a memória visual, a discriminação auditiva, a organização espacial, a seriação, a classificação, a consciência da palavra, a consciência silábica, o raciocínio lógico, o estabelecimento de relações e de previsões (construção de padrões) e o conhecimento lexical.



Continuação de boas férias e aproveitem para brincar, aprendendo...