Mercado de Almocreves - Banca da Biblioteca

A Biblioteca Medieval e os Monges Copistas foram, mais uma vez, um sucesso na III edição do Mercado de Almocreves de Boliqueime.
Partilhamos aqui, algumas das imagens que retratam a dinâmica da banca da nossa Biblioteca Escolar e algumas informações relevantes acerca dos monges copistas.

SABIAS QUE

Naquela época os monges dedicavam-se à cópia e à redação de livros, os quais eram escritos à mão e decorados com iluminuras (pinturas) e que para se fabricar um livro era preciso, em primeiro lugar, dispor de pergaminho (pele de carneiro ou de cabra, tratada para esse fim). A perfeição com que os monges copistas executavam o seu trabalho fazia com que demorassem anos a acabar um livro. Como eram raros e muito caros, os livros estavam muitas vezes presos por uma corrente para maior segurança. Praticamente só os monges sabiam ler e eram cultos e dedicavam-se por isso, ao ensino. Junto dos mosteiros, tal como junto das sés, criaram-se escolas. As suas escolas eram frequentadas por aqueles que viriam a ser religiosos, mas também por alguns filhos de nobres e comerciantes ricos.

Sem comentários: