terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A nossa opinião sobre a sessão de Segurança na internet

Relatório da sessão na BE sobre Segurança na Internet

            No dia 7 de fevereiro de 2014, o 6ºB foi assistir a uma sessão na BE sobre a segurança na Internet que foi orientada pela professora bibliotecária Ana Farrajota.
            Os objetivos desta sessão foram: aprender a fazer uma navegação mais segura na internet; descobrir algumas técnicas de proteção do computador e do próprio utilizador; consciencializar os presentes sobre os perigos de navegar na internet.
            Em primeiro lugar falámos sobre as redes sociais. Quando preenchemos o nosso perfil de uma rede social não é conveniente expor os nossos dados pessoais (nome completo, idade, escola, morada, número de telemóvel e outros dados relevantes).   Quando usamos um computador público devemos eliminar o histórico para que o próximo utilizador não saiba onde navegámos.
            Seguidamente falou-se sobre os cuidados a ter com a utilização do correio eletrónico: nunca devemos abrir mensagens de desconhecidos pois podem conter vírus (é conveniente eliminar estas mensagens); devemos terminar a sessão de forma segura selecionando sair ou terminar sessão.
            Outro assunto debatido foi o cyberbullying, para evitar este tipo de situações não devemos aceitar pedidos de amizade de pessoas desconhecidas.        Contudo no caso que sofrermos insultos ou ameaças de forma continuada, devemos informar um adulto e ficar com a prova tirando uma foto com a tecla “print screen ”, e posteriormente eliminar o agressor da nossa lista de amigos.
            Relativamente aos jogos online devemos ter cuidado ao seleccionar os sites que frequentamos pois podem transmitir vírus para o nosso computador. O mesmo pode acontecer com os toques grátis que podem transmitir vírus, instalar spyware ou retirar dinheiro da conta do telemóvel.
            Para finalizar refletimos sobre a questão dos Direitos de Autor. Quando fazemos download de músicas, filmes, fotos e outros conteúdos estamos a prejudicar os autores dos mesmos.
            Os objetivos desta sessão foram atingidos uma vez que agora nos sentimos mais preparados para navegar na internet com segurança e temos mais técnicas para nos protegermos a nós e ao nosso computador.
            Consideramos que a sessão foi útil e interessante pois permitiu-nos partilhar as nossas experiências e enriquecer o nosso conhecimento nesta área.


6.ºB

Sem comentários: