terça-feira, 11 de março de 2014

800 anos da Língua Portuguesa

Este ano comemora-se os 800 anos da Língua Portuguesa. 
A Semana da Leitura celebra a Língua Portuguesa redescobrindo a Biblioteca Escolar, o ler por prazer, o ler para aprender, em vários suportes, em todos os contextos e com toda a gente.
Hoje damos a conhecer um dos primeiros documentos escritos em português: o Testamento de D. Afonso II (1214)http://digitarq.dgarq.gov.pt/viewer?id=1437285
"En'o nome de Deus. Eu rei don Afonso pela gracia de Deus rei de Portugal, seendo sano e saluo, temëte o dia de mia morte, a saude de mia alma e a proe de mia molier raina dona Orraca e de me(us) filios e de me(us) uassalos e de todo meu reino fiz mia mãda p(er) q(ue) de pos mia morte mia molier e me(us) filios e meu reino e me(us) uassalos e todas aq(ue)las cousas q(ue) De(us) mi deu en poder sten en paz e en folgãcia."

Sem comentários: