Vencedores do Concurso Nacional de Leitura

Realizou-se hoje, na BE Lídia Jorge, a entrega de certificados aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclo que participaram na fase de escola do Concurso Nacional de Leitura.
As alunas que ficaram em 1º lugar, uma representante de cada ciclo de ensino, receberam um livro  como prémio e irão representar a escola na final concelhia, no dia 17 de abril de 2018.
Para os 2º e 3º classificados houve uma pequena lembrança.

1º ciclo - Nataliya Vovkunovych - 4º D
2º ciclo - Filipa Coelho - 6º A
3º ciclo - Leonor Fernandes - 8º A

A BE agradece a participação e felicita todos os alunos.

Aqui vos deixamos os textos que as alunas escreveram no teste escrito, na pergunta de desenvolvimento.

Aluna: Natalya Vovkunovych

Turma: 4º D

Obra lida: «O Espantalho Enamorado»
«Caro amigo!
Eu quero dizer-te uma coisa. Existe um livro que se chama «O Espantalho enamorado», ele fala sobre um espantalho chamado Gustavo que se apaixonou por uma menina-espantalho. Mas eles estavam separados e é assim que a história começa.
Eu gostei deste livro quando o li, por isso aconselho-to a ler.
A parte que eu mais gostei foi o final, porque a história explica o que é o amor verdadeiro e também fala da coragem que o Gustavo teve ao chamar a atenção dos amigos, quando um certo caçador se aproximou.
Eu como tua amiga, aconselho-te a ler este livro.»

Aluna: Filipa Coelho

Turma: 6º A

Obra lida: «A menina do mar»
«Sabes, devias ler um livro que se chama A menina do mar, porque além de ser muito interessante, conta a história de uma menina e de um rapaz, essa menina não era «normal»! Mas eu não te vou contar mais coisas sobre a história, porque eu acho que tu devias mesmo ler.
Eu já li e achei muito bonita a sua história, tu nem imaginas quem escreveu o livro! Foi a Sophia de Mello Breyner Anderson, ganhou o prémio Camões em 1999, algo que só os grandes escritores é que ganham esse prémio tão ilustre, por isso já sabes que as histórias desta autora são muito boas.


 Aluna: Leonor Pacheco Fernandes
Turma: 8º A

Obra lida: «A Lua de Joana»

«Este é um texto adequado à nossa idade, bastante fácil de ler e aborda um tema bastante falado nos dias de hoje: a droga, a forma como, particularmente os adolescentes, se deixam levar e pouco a pouco, sem se aperceberem, se vão deixando influenciar e acabar dependentes.

É sobretudo narrativa simples em forma de diário epistolar que relata a vida de Joana, após a morte da sua melhor amiga (Marta) para quem redige todas as cartas que escreve, descrevendo o ambiente familiar: um pai ausente, uma mãe pouco cuidadosa, um irmão problemático e uma avó amorosa, escreve também dos gostos pessoais e paixões.
Esta obra é um aviso que a autora deixa aos jovens para não se deixarem influenciar, pelo que recomendo este livro.»

Sem comentários: