quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Dia 31 de Outubro

Já parou para pensar sobre a origem do feriado do dia 2 de novembro? Todos sabem que é o dia de Finados e que se tornou um feriado para prestigiar os nossos entes queridos que já se foram.
 Porém, já se questionou de onde surgiu essa cultura? É uma data religiosa?
Apesar de conhecermos como um feriado católico, essa data teve origem através dos indígenas mexicanos que faziam uma comemoração pela alma dos mortos. Era um ritual iniciado em 31 de outubro e que terminava em 2 de novembro. Por alguma razão, esse período coincidia com datas católicas: 1 de novembro era celebrado o Dia de Todos os Santos e 2 de novembro Dia dos Fiéis Defuntos.
Juntas, estas datas passaram a ter importância em diversas partes do mundo até que a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a reconheceu como patrimônio da sociedade. Presente em diversas culturas, este período é celebrado de diversas formas. Selecionamos alguns a seguir:
Dia de Los Muertos (México), Halloween (EUA e UK), Dia de Todos Los Santos (Espanha) e Dia de Todos os Santos em Portugal.

Em Portugal, o dia 1 de novembro traz um outro marco da história. Foi neste dia, em 1755, que um grande terramoto sacudiu Lisboa e destruiu grande parte da capital, quando milhares de pessoas assistiam às missas do Dia de Todos os Santos. A partir daí, e para assinalar a data que destruiu as casas de várias pessoas atirando-as para a pobreza, as crianças corriam as ruas a pedir “pão por Deus” para receber comida.


Livros de  destaque que assinalaram o Dia:

Além da decoração da BE, que foi possível graças à ajuda incondicional da D.ª Vera e D.ª Dália. Também houve a colaboração da professora de Espanhol, Gina Pereira que trabalhou o Dia de Los Muertos com o 9º A. A professora Carla Coles também trouxe para decoração uma Abóbora e a Professora Ana Conceição um bouquet de flores misteriosas... A Professora Sónia Fernandes contou a história: O Computador da Bruxinha Mimi com fantasia a preceito! Foi bem divertido!

Sem comentários: