Projecto Eco - Escolas

A turma H do 1º e 4º ano da EB1 de Benfarras, no âmbito do Projecto Eco - Escolas, trabalhou a temática da água com o objectivo de sensibilizar a comunidade educativa para a poupança deste recurso, não só em casa ou na escola como também em locais públicos. Este trabalho proporcionou particularmente, a articulação entre o Estudo do Meio, a Língua Portuguesa e a Expressão Plástica. A poupança da água deve ser uma preocupação de todos nós, uma vez que se não a soubermos utilizar de forma racional poderá faltar no futuro. Os nossos Amigos da turma H compreenderam-no muito bem e deixam, através dos seus trabalhos, um apelo à Poupança da Água.

Comemoração do Dia do Não Fumador

No dia 17 de Novembro comemorou-se o Dia Mundial do Não Fumador. Os nossos Amigos do 2º e 3º ano, da EB1 de Vale Judeu, conjuntamente com o seu Professor Pedro, aproveitaram esta data para reflectir acerca dos Malefícios do Tabagismo e para criar um Cartaz alusivo ao tema.

Para todos aqueles que visitam o nosso Blogue ficam aqui também, os nossos conselhos:

O ideal é não começar a fumar, praticar desporto, desenvolver manifestações artísticas, ler, escrever,... isso sim, faz bem ao organismo, à mente e ao espírito. Meus Amigos, façam favor de Ser Saudáveis!


Sugestão de Leitura: A Árvore Generosa



Shel Silverstein lança um olhar terno à arte da dádiva e ao conceito de amor incondicional no seu profundo e tocante livro infantil “A árvore generosa”. É a história sobre a relação de um menino e uma árvore. Dar ao menino tudo o que ele quer é o que faz a árvore feliz, algo que se prolonga pela vida do menino. Primeiramente, a árvore é o sítio para o rapaz brincar e comer maçãs, mais tarde é fonte de material para construir uma casa e ainda mais tarde o seu tronco serve para fazer um barco. Chegado à velhice e depois de usar tudo o que árvore tinha para dar, o que sobra é um toco. No entanto, tudo o que ele necessita nesta fase da sua vida é um sítio para se sentar e descansar, algo que um velho toco pode oferecer. As ilustrações de Silverstein são aparentemente simples – desenhos que deixam as páginas com bastante espaço em branco – cada uma demonstra a subtileza da emoção e mudança que é ao mesmo tempo cativante e básica. A perda gradual das partes da árvore é uma mensagem visual bastante forte. Na fase em que da árvore não sobra nada a não ser um toco, a ilustração acompanha na perfeição as palavras “E a árvore ficou feliz... mas não muito”. “A árvore generosa” pode ser lida e relida, pois a sua mensagem irá concerteza mudar à medida que o seu leitor cresce. Um livro que irá marcar crianças durante gerações e gerações.
Beth Amos

Articulação da BE com o Projecto "Mãos à Obra!"

A BE em articulação com o Projecto “ Mãos à Obra!”, desenvolvido pelo 5ºB, sob a orientação das professoras Ana Sofia Alexandre e Rute Costa, no âmbito da Área Projecto, recebeu no passado dia 10 de Novembro, a visita de um grupo de idosos do Lar da Sta. Casa da Misericórdia de Boliqueime.

Os alunos do 4º ano da EB1 de Benfarras e os alunos da turma D da EBI de Boliqueime, acompanhados pelas suas respectivas professoras, também participaram nesta actividade. Os alunos da EB1 de Benfarras presentearam, inclusive, os seus "Avózinhos adoptivos" com umas Caixas e umas Agendas lindas, feitas por eles próprios.

A comemoração do Dia de São Martinho pretendeu, desta forma, promover o convívio e a partilha, entre os mais novos e os mais velhos, valorizando, acima de tudo, a Educação para os Valores e para a Cidadania. O conto e ilustração da Lenda de São Martinho por alguns dos alunos do 5º ano, mostrou-nos o quanto é importante sermos capazes de olhar para os outros com Amor e de o demonstrar através das nossas acções. É claro, que para animar a festa também vieram as cantilenas, as adivinhas, os provérbios, as cantigas e os usos e costumes que todos os anos gostamos de lembrar no Dia de São Martinho. No final, foi servido no refeitório, com pompa e circunstância, pelos nossos alunos do CEF de Mesa e Bar, sob a atenta supervisão do seu professor Jorge, um cházinho acompanhado por saborosos bolos feitos pelos alunos do 5º ano.

Momentos maravilhosos como estes, fazem-nos lembrar que o Voluntariado, Precisa-se e Agradece-se! nas Instituições da nossa freguesia de Boliqueime, onde os nossos Idosos nos esperam, nem que seja, para uma conversa amiga.
Se todos dermos um pouco de nós, em prol dos outros, particularmente dos que mais precisam, este Mundo em que vivemos será, decerto, Bem Melhor!


Conta-nos uma História!




O Ministério da Educação (ME), através da Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft, já lançou a 2ª Edição do Concurso "Conta-nos uma história!" - Podcast na educação.

Esta iniciativa pretende fomentar na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, a dinamização de projectos que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

A candidatura poderá ser feita on-line, através do preenchimento de um formulário em http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/ até ao dia 15 de Dezembro de 2010. E a entrega dos trabalhos decorrerá de 15 de Dezembro de 2010 a 15 de Março de 2011.

As histórias produzidas e premiadas no ano lectivo passado, no âmbito deste concurso, estão disponíveis no sítio da DGIDC onde podem ser escutadas por todos nós.

Visita ao Palácio Fonte da Pipa - Loulé

Os alunos da EB1/JI de Vale Judeu foram visitar uma exposição "Negreiros e Guaranis" de José de Guimarães, no Palácio Fonte da Pipa em Loulé. Ficam aqui as obras realizadas posteriormente pelos alunos, as quais se inspiraram na obra deste autor.
Parabéns Meus Amigos da BE! Estão Fantásticas.

Happy Halloween versus Pão por Deus





Dia 31 de Outubro comemorámos o Halloween, embora esta seja uma tradição de países como a Inglaterra e os Estados Unidos da América. Na noite de Halloween acreditava-se que os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo. Actualmente, nesta noite, as criança saem à rua mascaradas (de bruxas, vampiros fantasmas...) e vão de porta em porta pedir doces, entoando "Trick or Treat".

Em Portugal, no dia 1 de Novembro, no dia de Todos os Santos, existe uma tradição similar chamada "Pão por Deus" ou "Dia dos Bolinhos", em que as crianças, de manhã bem cedinho, saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Ao pedir o "Pão por Deus", cantam-se as seguintes cantilenas enquanto se anda de porta em porta:

"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus."

Ou então:

"Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados

À porta daquela cruz
Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho.
“ Pão, pão por deus à mangarola,
encham-me o saco,
e vou-me embora.”

Quando os donos da casa dão alguma coisa:

"Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho."

Quando os donos da casa não dão nada:

"Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto."
“O gorgulho gurgulhote
Lhe dê no pote,
E não lhe deixe
farelo nem farelote.”
Para mais informações consulta:


Parabéns aos alunos dos 6º anos da EBI de Boliqueime e às professoras Cláudia Nobre e Maria João Neves que fizeram esta Excelente Recolha de Informações!