terça-feira, 30 de abril de 2024

Exposição de trabalhos inspirados na obra de João Abel Manta

 Neste cinquentenário do 25 de Abril, foi importante falar e dar a conhecer a obra de João Abel Manta, nas aulas de Educação Visual. Esta centrou-se no desenho, na ilustração e principalmente no cartoon que se associa à imprensa da altura do 25 de Abril e que lhe valeu o titulo de "artista da Revolução."

Uma grande parte dos seus cartoons mais conhecidos foi apresentada, analisada e comentada pelos alunos do 6º ano de escolaridade. Numa 1ª fase, os alunos simplesmente “copiaram a olho” as figuras que mais gostaram. Depois, aprimoraram o tipo de traço e estilo de desenho do João Abel Manta.

Na fase seguinte, o 6º B elaborou em grupo painéis de algumas das obras mais icónicas do artista. As turmas C e D do 6º ano foram por outro caminho, numa articulação com a disciplina de Português. Aqui os alunos criaram ilustrações dos elementos icónicos representativos desses tempos, ao estilo do artista, como por exemplo: o lápis azul, o cravo, etc. Os elementos foram encaixados numa estrutura que incluía uma etiqueta com o texto trabalhado em Português.

  


 

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Concurso Palco de Leituras


Bandas Desenhadas de Cidadania

 A turma do 7º BL-B desenvolveu bandas desenhadas subordinadas ao tema da cidadania, utilizando a ferramenta digital StoryboardThat. 

Esta atividade que resultou da articulação entre as disciplinas de Português e Educação Visual, com a Prof.ª Alice Inácio e a Prof.ª Sílvia Santos, levou os alunos a explorarem direitos humanos, democracia e responsabilidades sociais de forma criativa e digital.


Comemorações do 25 de Abril, 50 anos de Liberdade!

No dia 26 de Abril, o segundo momento das comemorações do 25 de Abril, na bufete, foi marcado por um ambiente de respeito e valorização da liberdade, através de eventos que combinaram a leitura de poemas, karaoke e interpretações musicais evocativas da Revolução dos Cravos. O evento contou com a participação entusiástica de alunos e professores, que se reuniram para honrar esta data histórica que mudou o curso de Portugal.

Durante a celebração, os momentos de poesia foram intercalados com interpretações de músicas significativas do período revolucionário, incluindo a icónica "Grândola, Vila Morena", que foi cantada em coro, criando um momento de grande emoção e união entre todos os presentes.

O evento não só proporcionou uma oportunidade para se refletir sobre a importância da liberdade e da democracia, como também permitiu que os presentes expressassem os seus talentos literários e musicais.

  




Sementes de Abril – 50 anos de Liberdade

No âmbito do projeto “Sementes de Abril – 50 anos de Liberdade"; as turmas C e D do 6.º ano realizaram uma atividade na Biblioteca Escolar, articulando as disciplinas de Português, de História e Geografia de Portugal e de Educação Musical.

Os alunos convidaram a turma do 4.º ano e presentearam-nos com a história “Avó, onde é que estavas no 25 de Abril?, de Ana Markl, e com algumas canções que marcaram a Revolução dos Cravos.

No decorrer da atividade, os alunos do 1.º ciclo brindaram os presentes com um lindo poema colaborativo alusivo à temática.

Parabéns a todos os participantes pelo empenho e dedicação!


sábado, 27 de abril de 2024

2º momento das comemorações do 25 de Abril, 50 anos de Liberdade!

 E assim se cumpriu, na Escola EBI Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, mais uma manhã repleta de atividades, organizadas pela professora Teresa Ferreira, em colaboração com as professoras Nélida Cristóvão e Cristiana Gomes.

Bem haja a todas as nossas crianças e jovens alunos por terem abraçado, de forma tão entusiástica, as comemorações dos 50 anos de Liberdade! Foi com muito empenho e dedicação que todos participaram efusivamente nas atividades.

Um agradecimento também aos professores que puderam estar presentes, acompanhando as suas turmas, e às auxiliares de educação pelo apoio prestado.

Estão todos de parabéns pelo contributo que deram na preparação, na apresentação e na forma brilhante como atuaram!

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Livros do Recital Musicado sobre o 25 de abril

A Professora Bibliotecária, Sílvia Santos, criou dois livros-objeto com pop-up e origami, na sequência de um Recital Musicado sobre o 25 de abril realizado na Biblioteca Municipal de Loulé, no dia 22 de março de 2024.

Os livros reúnem os poemas e os textos declamados no Recital Musicado que simbolizam a  luta pela liberdade e pela democracia em Portugal.

Estes livros foram realizados no âmbito da parceria entre a Biblioteca Lídia Jorge e a Biblioteca Municipal de Loulé,  enquadrada no Projeto Ponto de Encontro, do Plano Nacional das Artes.

  





quarta-feira, 24 de abril de 2024

ARS do Algarve entrega 4 Kits "Saúde das Palavras"

 Administração Regional de Saúde do Algarve entregou kits pedagógicos às Bibliotecas Escolares de 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Engenheiro Duarte Pacheco, no âmbito da “Saúde das Palavras”, um projeto na área da Literacia em Saúde Emocional que tem como principal objetivo a promoção de interações saudáveis e de contextos de não violência.



1º momento de tertúlia “À conversa com…”

 Na passada sexta feira, dia 19 de abril, e no âmbito das comemorações do 25 de Abril, 50 anos de Liberdade, decorreu na Biblioteca Escolar, Lídia Jorge, o 1º momento de tertúlia “À conversa com…” organizado e apresentado pela professora Teresa Ferreira em colaboração com a professora Nélida Cristóvão.

Foi com muito orgulho e satisfação que recebemos a vinda do Sr. Armando Teixeira, avô da aluna Maya Requile, do 8ºA, que muito gentilmente aceitou o convite para partilhar as suas vivências e experiências, um testemunho vivo, como preso político, do estado Novo. A sessão, teve início com a declamação de um poema da autoria da aluna Giovana Mascarenhas, 8ºA, seguido da intervenção do Sr. Armando que apresentou aos alunos um vídeo sobre "Um longo caminho para Abril.

Seguiu-se o momento em que, ouvidas as situações experienciadas, os alunos colocaram as suas questões/dúvidas/curiosidades sobre um período de opressão, de falta de liberdade de expressão, de medo…A sessão terminou com uma récita de poemas de intervenção, musicados também pelos alunos do 8ºA.

Bem haja a todos pelo comportamento exemplar, pelo empenho e interesse em participar nesta atividade da qual saímos todos mais firmes e determinados em lutar SEMPRE pela DEMOCRACIA, SEMPRE pela LIBERDADE!





segunda-feira, 22 de abril de 2024

Exposição comemorativa dos 50 anos do 25 de abril

 Os meios de comunicação social constituíram uma peça importante no plano de operações levado a cabo pelo Movimento dos Capitães, na madrugada do 25 de Abril de 1974.

A importância estratégica e política dos media ficou bem patente desde os primeiros dias da revolução.

Assim, no mês em que celebramos cinco décadas de Democracia, os alunos de 6.º ano foram desafiados pelas suas professoras de História e Geografia de Portugal a fazerem uma pesquisa sobre as notícias que foram manchete, nas capas de jornais e revistas da época, levando-os a ter uma perceção de que a imprensa partidária passou a ser publicada livremente, sem qualquer censura.

Desta pesquisa resultou uma exposição muito interessante que poderá ser visitada na nossa Biblioteca Escolar, durante as próximas semanas.




Editora Alma Azul doa livros à BE


No seguimento da Oficina de Escrita Criativa realizada na Biblioteca Municipal de Loulé, com a participação do 7º BL-B, a Editora Elsa Ligeiro, da Alma Azul, doou um conjunto de livros à Biblioteca Escolar Lídia Jorge.

Trata-se de uma adição valiosa aos recursos já disponíveis à comunidade escolar!

 

Campanha eleitoral dos "Miúdos a Votos" na revista Visão Júnior

 A campanha eleitoral dos nossos alunos, no âmbito do Projeto "Miúdos a Votos," saiu na revista Visão Júnior o mês de abril! Os resultados da votação dos "livros mais fixes" serão revelados no dia 29 de maio.

  

Sugestões de leitura sobre o 25 de abril

 Queres saber mais sobre o 25 de abril? 

Selecionamos um conjunto de livros especialmente para ti!


Painel de Proibições

Encontra-se em exposição, na Biblioteca Escolar Lídia Jorge, um painel que retrata as restrições à liberdade de expressão, censura e outras limitações impostas durante o período da ditadura salazarista.

Este painel apresenta uma série de fotografias encenadas pelos alunos dos 5º anos, sob a orientação da Professora de História e Geografia de Portugal, Patrícia Guerreiro.

Esta atividade mostra o impacto da ditadura na vida das pessoas e a importância que se deve dar à democracia na nossa sociedade.

 

sexta-feira, 19 de abril de 2024

25 de abril

Exposição de Móbiles

Esteve patente na Biblioteca Escolar, uma Exposição de Móbiles realizada pelos alunos do 6º ano com a docente Sónia Fernandes.

 No âmbito do Domínio Geometria e da Articulação Curricular entre Educação Tecnológica e Educação Visual, a docente Sónia Fernandes aplicou os conceitos básicos de geometria: construção de figuras geométricas

Os alunos construíram móbiles, com cartolinas coloridas, tendo como base a observação do artista Alexander Calder e as suas esculturas suspensas de equilíbrio.

  

quarta-feira, 17 de abril de 2024

VENCEDORES DO 18º CONCURSO LITERÁRIO SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

 Desde a primeira edição que o objetivo principal do Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andersen é incentivar os jovens do 2º ciclo, do 3º ciclo e secundário de todo o Algarve para a leitura da vasta obra literária de Sophia. 

Depois de avaliados todos os trabalhos, foram apurados os vencedores da 18.ª Edição. Na categoria de Texto, a Margarida Madeira Castro de EB 2,3 Eng. Duarte Pacheco, Loulé recebeu uma  Menção Honrosa. 

Na categoria de Ilustração do 2.º Ciclo, a Victória Elsabeth Grigoriuuc, da EB Dr. Aníbal Cavaco Silva, Boliqueime, foi a 1ª classificada.

As alunas estão de parabéns!!