quarta-feira, 11 de junho de 2014

A Pérola

O livro que eu escolhi para vos apresentar foi “A Pérola” escrito por John Steinbeck.
Este livro foi baseado num conto popular mexicano que conta as grandezas e as misérias do mundo em que vivemos e está inserido no tipo de texto literário.
O livro fala sobre uma família indígena, Kino que era pescador, a sua mulher Juana e do seu filho, Coyotito, que viviam numa cabana perto da praia. Num dia de manhã, Coyotito foi picado no ombro por um escorpião e Juana decidiu levá-lo ao médico, mas este não os atendeu, pois não tinham dinheiro para pagar a consulta. 
Então Kino decidiu ir à procura de pérolas, até que encontrou a maior pérola do mundo, e pensou que com ela podia finalmente realizar todos os seus sonhos.
O médico ao saber da notícia visitou a casa de Kino para dar o medicamento ao Coyotito. Nesse mesmo dia, à noite, a casa de Kino foi assaltado e Juana propôs a destruição da pérola, mas Kino sugeriu vendê-la. 
Na manhã seguinte, foram à cidade para vender a pérola, mas como os compradores só ofereciam no máximo 1500 pesos, Kino não aceitou.
Voltaram para casa, Kino voltou novamente a ser atacado e muitas outras peripécias se seguiram
Este livro de fácil leitura, apresenta descrições muito bem pormenorizadas que permitem uma excelente visualização do espaço físico. Porém, suscitou alguma raiva em relação à forma discriminatória como este casal foi tratado pela sociedade.

Miguel Ângelo
9º A

Sem comentários: